Concluded research projects
Nos últimos anos, os investigadores do CEAD têm participado num número significativo de projetos de investigação, todos eles já concluídos. Uma vez que o CEAD é um centro de investigação novo – criado em 2020 – a tabela abaixo inclui projetos de investigação submetidos por outros centros de investigação, devidamente identificados.
 
 

Acronym / date

Title

Funded by

Coordinator/ Research Centre

CEAD researchers

(H)OLD ON

2021 a 2022

Participação cívica de pessoas mais velhas nas Universidades Seniores e na comunidade local

FCT

Graça Santos (Instituto Politécnico de Bragança e CEAD-Universidade do Algarve)

Graça Santos, Sofia Bergano, Luísa Cramês (Bolseira)

DisP-SEM

2018 a 2022

Plataformas digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas

FCT

Preciosa Fernandes (Universidade do Porto)

Sandra T. Valadas, Luana Muchacho (Bolseira)

2020 a 2022

Fronteiras de vidro – Custos e fatores da segregação profissional e educativa para homens e mulheres

EEAGrants

Lina Coelho (Faculdade de Economia e CES da Universidade de Coimbra)

Cristina Vieira

 

Equality in Action

Erasmus +, Comissão Europeia

Luís Gonçalves

(Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, Coimbra)

Cristina Vieira

GREENLAND

2020 a 2023

Green-skills for a sustainable development

Comissão Europeia

Tommaso Calabrò

(Regione Calabria, Italy)

Rosanna Barros, António Fragoso

VIW

2020 a 2022

Voices of Immigrant Women

Comissão Europeia: Erasmus+ Programme – Strategic Partnerships for Higher Education

María Teresa Terrón Caro

(Universidad Pablo de Olavide (Spain)

Sofia Bergano

TRANSSUC
2021 a 2022

Percursos de graduados não tradicionais: Desigualdades na transição para o mercado de trabalho

FCT

Sandra T. Valadas

(CEAD-Universidade do Algarve)

Sandra T. Valadas, António Fragoso; Helena Quintas; Andreia Romeira (Bolseira)

VAL-IDADE

2021 a 2022

Validação e aplicação exploratória da Workplace Age Discrimination Scale

FCT

António Fragoso

(CEAD-Universidade do Algarve)

António Fragoso, Sandra T. Valadas, Rosanna Barros, Thomas Muhr, Rui Zacarias (Bolseiro)

JOVITEMPREGO
2020 a 2021

Trajetórias de desemprego, vivências e percursos de vida dos jovens na ilha de São Miguel

Direção Regional de Ciência e Tecnologia (DRCT)

Licínio Tomás

CICS.NOVA

Josélia Fonseca

2020 a 2021

Pandemia e Academia em casa – que efeitos no ensino, investigação e carreira?
Estudo sobre as mudanças no sistema científico e de ensino superior

FCT – Concurso Gender Research-4-COVID

Virgínia Ferreira

Faculdade de Economia e CES da Universidade de Coimbra

Cristina C. Vieira

2020 a 2021

Mulheres e Homens em tempo de pandemia. Trabalho, rendimento, condições de vida

FCT – Concurso Gender Research-4-COVID

Lina Coelho

Faculdade de Economia e CES da Universidade de Coimbra

Cristina C. Vieira

2018 a 2020

Conceções de deficiência em estudantes universitários: estudos em diversos
contextos internacionais distintos

Agência FAPESP/Brasil

Lúcia Pereira Leite

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Brasil

Leonor Borges

EDUPLACES

2016 a 2019

Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva

FCT

Fátima Antunes

Universidade do Minho

(CIEd)

Rosanna Barros

Old Guys

2016 a 2019

Old Guys Say Yes to Community

Comissão Europeia

Marta Gregorčič,

University of Ljubljana

António Fragoso

Sandra Valadas

2016 a 2016

Professores com deficiência em Portugal: caracterização, representações e práticas

Fundação Calouste Gulbenkian

Paula Campos Pinto

Universidade de Lisboa

Leonor Borges

2016 a 2018

Projeto Feminismos no Centro – Capacitação e Mobilização para a Igualdade entre Mulheres e Homens

POISE

Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres

Cristina Vieira

EURE.K

2015 a 2018

Validation des Compétences-clés Européennes

Comissão Europeia

André Moisan

Le Conservatoire national des arts et métiers

Rosanna Barros

2014-2016

Family, community and school: The troika of my values

Comissão Europeia

Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, Coimbra

Cristina Vieira

EDUPRO

2014 a 2016

Promoting Lifelong Learning in Higher Education by implementing innovative practices in Recognition of Prior Learning

Comissão Europeia

Ewa Kurantowicz

Dolnośląska Szkoła Wyższa

Joaquim do Arco

Sandra Valadas

António Fragoso

2014-2016

Projeto CAPACITA

EEAGrants

Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres

Cristina Vieira

EMPLOY

2014 a 2017

Enhancing the employability of non-traditional students in Higher Education

Comissão Europeia

Barbara Merrill

Warwick University

António Fragoso

Sandra Valadas

Liliana Paulos

2013 a 2015

Finanças, género e poder: como estão as famílias portuguesas a gerir as finanças em contexto de crise?

FCT

Lina Coelho

Universidade de Coimbra

(CES)

Cristina Vieira

2013 a 2015

Estudantes Não-tradicionais no ensino superior: investigar para guiar a mudança institucional

FCT

António Fragoso

Universidade do Algarve

(CIEO)

António Fragoso

Helena Quintas

Leonor Borges

AEEENS

2012 a 2015

Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior

FCT

José Augusto Pacheco

Universidade do Minho

(CIEd)

Sandra Valadas

OMAL

2012 a 2014

Older Men as Active Learners in the community

Comissão Europeia

Sabina Krašovec

University of Ljubljana

António Fragoso

ELDERVIEWS

2011 a 2014

O Outro Lado da Relação de Cuidar: o olhar do idoso

FCT

José de São José

Universidade do Algarve

(CIEO)

Rosanna Barros

2011-2013

Cyberbullying – um diagnóstico da situação em Portugal

FCT

João Amado

Universidade de Coimbra

Cristina Vieira

LiTE

2011 a 2014

Lost in Transition in Europe

Comissão Europeia

Michael Jopling

University of Wolverhampton

Sandra Valadas

António Fragoso

2010 a 2013

Estudantes Não-Tradicionais no ensino superior: procurar soluções para melhorar o sucesso académico

FCT

António Fragoso

Universidade do Algarve

(CIEO)

António Fragoso

Helena Quintas

2010 a 2013

A vida em mudança – A literacia na educação de adultos

FCT

Maria de Lourdes Dionísio

Universidade do Minho

(CIEd)

Helena Quintas

António Fragoso

en_GBEN