Adult education is an eclectic scientific field, encompassing many different investigative perspectives. In recent years, CEAD researchers have analyzed the following areas more intensively:
Género, desigualdades e participação social – cruzando uma série de temas tradicionais na educação de adultos, como a aprendizagem não-formal e informal, educação e formação, trabalho e participação social, analisados sob uma ótica interseccional.
Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior – com um foco nas dinâmicas de igualdade e desigualdade de grupos minoritários de estudantes.
Políticas de Educação de Adultos – analisando o cenário Português, mas também o contexto Europeu e de outros países fora da Europa, como o Brasil.
Educação e aprendizagem dos adultos mais velhos – tentando compreender as relações entre a comunidade, bem-estar e aprendizagem, e estudando os fenómenos de desigualdade entre os mais velhos.
Os investigadores do CEAD, no entanto, estão sempre atentos a novas áreas, temas e problemas emergentes que afetam a população adulta – oportunidades de usar a investigação para contribuir para a melhoria das dinâmicas sociais e da vida individual e coletiva.