Áreas de investigação

A educação de adultos é um campo científico eclético, que abarca muitas perspetivas investigativas diferentes. Nos últimos anos, os investigadores do CEAD têm analisado com mais intensidade as seguintes áreas:

 

  1. Género, desigualdades e participação social – cruzando uma série de temas tradicionais na educação de adultos, como a aprendizagem não-formal e informal, educação e formação, trabalho e participação social, analisados sob uma ótica interseccional.
  2. Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior – com um foco nas dinâmicas de igualdade e desigualdade de grupos minoritários de estudantes.
  3. Políticas de Educação de Adultos – analisando o cenário Português, mas também o contexto Europeu e de outros países fora da Europa, como o Brasil.
  4. Educação e aprendizagem dos adultos mais velhos – tentando compreender as relações entre a comunidade, bem-estar e aprendizagem, e estudando os fenómenos de desigualdade entre os mais velhos.

Os investigadores do CEAD, no entanto, estão sempre atentos a novas áreas, temas e problemas emergentes que afetam a população adulta – oportunidades de usar a investigação para contribuir para a melhoria das dinâmicas sociais e da vida individual e coletiva.

pt_PTPT