2023 – Livros
Martins, C., Sanches, A., Mesquita, C., Santos, G., Freire-Ribeiro, I, Ribeiro, M. C., Patrício, R., & Novo, R. (2023). Estudo sobre as crenças, saberes e práticas dos professores. Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes. ISBN – 978-989-33-5062-1
Monteiro, A. A., & Fragoso, A. (Eds.) (2023). Desenvolvimento Local em Portugal. Afrontamento.
Santos, G., Bergano, S., Rocha, F. M., & Martins, M. C. (Eds.) (2023). 12th Conference of the ESREA Research Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA): book of abstracts.: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN 978-972-745-315-3. http://hdl.handle.net/10198/27770
2023 – Capítulos de livros
Brasil, A., & Bergano, S. (2023). “Quando não se é nem carne, nem peixe” – um estudo de caso italiano da transfobia presente no apagamento identitário. In Douglas Verbicaro Soares & Rivetla Edipo Araujo Cruz (Orgs.), Perspectivas sobre direitos humanos (pp. 387-399). Editora Ilustração. DOI 10.46550/978-65-85614-42-9
Fragoso, A., & Valadas, S. T. (2023). Dos “Novos públicos” às “Múltiplas minorias” no Ensino Superior: entre a estabilidade e a mudança? In Alexandra R. Costa, Amélia Caldeira, Claisy Marinho, & Leandro S. Almeida (Eds.), Sucesso Académico no Ensino Superior: Políticas e práticas. Instituto de Educação da Universidade do Minho. (no prelo)
Fragoso, A., & Valadas, S.T. (2023). A mediação no desenvolvimento local. In Alcides A. Monteiro & António Fragoso (Eds.), Desenvolvimento Local em Portugal (pp. 135-148). Afrontamento.
Luísa, C. (2023). Promoção da saúde mental no Envelhecimento. In Cláudia Moura (Coord.), Metamorfose New Aging Time novo tempo de envelhecimento (pp.347-355). Seda Publicações. ISBN: 9789893512838.
Monteiro, A. A., & Fragoso, A. (2023). Os caminhos e dilemas do Desenvolvimento Local: Reflexões em jeito de prefácio. In Alcides A. Monteiro & António Fragoso (Eds.), Desenvolvimento Local em Portugal (pp. 7-18). Afrontamento.
Santos, G., & Bergano, S. (2023). The Right to Education of Children and Adult Refugees in Portugal. In Leitão, S. & Vissing, Y. (Eds.), Community Structures and Processes on Lives of Refugee Children (pp.121-135), Vernon Press.
Santos, O., Bergano S., & Oliveira, M. (2023). De casco faz-se joia: da reciclagem de vidro à capacitação das mulheres da Ilha do Príncipe. In Araújo, V. (Org.). A educação enquanto fenômeno social: propósitos econômicos, políticos e culturais II (pp. 148-161). Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.759233105
2023 – Artigos em revistas internacionais
Azevedo, S., Ferreira, B., Luísa, C., & Rodrigues, V. (2023). Educadores sociais portugueses: Pertinencia, formación e identidade profesional en (re)construción. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 27, 207-225. https://doi.org/10.17979/srgphe.2023.27.0.10124.
Barros, R. (2023)*. The right to education of adults in Portugal, The International Journal of Human Rights, 27:5, 950-973. https://doi.org/10.1080/13642987.2023.2194107
Fernandes, P., Monteiro, A., Valadas, S.T., Figueiredo, C., Marinho, P., & Vilhena, C. (2023). Digital Platforms in preschool education in Portugal: Perceptions of preschool teachers. Asia-Pacific Journal of Research in Early Childhood Education, 17(3), 73-95. http://dx.doi.org/10.17206/apjrece.2023.17.3.73.
Fragoso A., Valadas S.T., & Paulos, L. (2023). Social Disadvantages and Intergenerational Solidarity Views From Older Adults: A Qualitative Study. INQUIRY: The Journal of Health Care Organization, Provision, and Financing, 60. https://doi.org/10.1177/00469580221144621
Gamboa V., Rodrigues S., Bértolo F, Marcelo B., & Paixão O. (2023). Socio-emotional skills profiles and their relations with career exploration and perceived parental support among 8th grade students. Frontiers in Psychology, 14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1214395
Gamboa, V., Rodrigues, S., Bértolo, F, Marcelo, B., & Paixão, O. (2023). Curiosity saved the cat: Socio-emotional skills mediate the relationship between parental support and career exploration. Frontiers in Psychology, 14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1195534
Vilhena, C., Valadas, S.T., Fernandes, P., & Figueiredo, C. (2023). Tecnologias digitais e capital cultural – associação entre o nível de escolaridade dos pais e utilização pelos alunos de tecnologias digitais. Revista Conhecimento Online, 15(1), 81-101. https://doi.org/10.25112/rco.v1.2956.
* Embora a investigadora Rosanna Barros não seja investigadora integrada no CEAD no ano de 2023, este trabalho foi realizado quando ainda era investigadora do CEAD, tendo inclusivamente sido solicitado financiamento ao CEAD para a sua publicação. Como tal, o artigo entra na produtividade do nosso centro. No artigo aparece a afiliação ao CEAD, bem como a referência ao projeto CEAD-BASE e o agradecimento devido ao financiador – FCT.
2023 – Artigos em revistas Nacionais
Doutor, C., & Alves, N. (2023). “Temos que aprender a viver com isso”: Vivências de racismo das estudantes africanas no Ensino Superior em Portugal. Revista Conhecimento Online, 15(2), 117-141. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3356
Gordinho, T., & Luísa, C. (2023). Animais de estimação e qualidade de vida em adultos mais velhos. RIAGE – Revista Ibero-Americana de Gerontologia, 4, 106-120.
Leitão, A., Borges, M. L., & Santos, J. (2023). Contributos para a compreensão da coadjuvação de Expressão e Educação Musical, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista SENSOS-e.Vol. X, n.º 1. http://dx.doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4798
Luísa, C. (2023). Satisfação com a vida: a percepção dos idosos algarvios. RIAGE – Revista Ibero-Americana de Gerontologia, 4, 679-668.
Machado, Ch., Vieira, C. C., Nunes, M. L., & Fialho, L. (2023). Sufrágio Feminino e Feminismo na Imprensa Brasileira da Parahyba, 1913-1933: Rebeldia ou Conformação? Ler História, 82, 195-216. https://doi.org/10.4000/lerhistoria.12220
2023 – Publicação em Atas de encontros científicos internacionais
Borges, M. L. (2023). Formação inicial: prática de ensino supervisionada e práticas de inclusão educativa. INCTE’23 – International Conference on Teacher Education- Book of Abstracts. ESE de Bragança, p. 106.
Gonçalves, C. D., Borges, M. L., & Sousa, C. (2023) Working on resilience in teacher education: the RESUPERES Project. ATEE Winter Conference – Teacher Professional Development in Times of Global and Glocal Transformations: International Perspectives and Challenges, Universidade do Minho. Book of Abstracts. https://ateewinterconferen.wixsite.com/2023/abstracts
2023 – Publicação em Atas de encontros científicos nacionais
Luísa, C. & Borges, M. (2023). Pandemia da Covid-19 e a deficiência: Impactos no seio familiar. Anais do 8° Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem, Brain Connetion Europa 2023 – Neurociência, Aprendizagem e Inclusão: A interlocução da escola, famílias e equipes multidisciplinares no Século XXI. Faro, Portugal. 2 a 4 de novembro. ISSN: 978-65-81152-92-5
Santos, G. (2023). ‘‘Projeto (H)OLD ON’’. Comunicação apresentada na sessão final do Projeto Escolas Transformadoras 2: “Roda de conversas: O projeto ALOCSE é transformador’’. ESE/IPB. Bragança, 22 de junho.
Santos, G. (2023). Projeto (H)Old-ON. Comunicação por convite no Painel Formação ao Longo da Vida, Investigação e/ou Intervenção. Seminário Dar Asas ao Saber – Comunidade de formação e educação ao longo da vida. Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CiEF-IPS). Setúbal/Online, 27 e 28 de outubro.
Santos, G., Bergano, S., & Cramês, L. (2023). Participação cívica de pessoas mais velhas: dinâmicas de educação participativa num projeto de investigação-ação. In Carlos Pires et al. (Orgs.), Educação e Cidades: tempos, espaços, atores e culturas: Atas do XVI Congresso da SPCE (pp. 182-191). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10198/29116
2022 – Livros
Vieira, C. C. (Ed.) (2022). Temas, contextos e desafios da investigação qualitativa em educação. Imprensa da Universidade de Coimbra.
2022 – Capítulos de livros
Bergano, S., & Cardoso, M. (2022). Questões éticas e deontológicas da investigação em contextos de formação. In Cristina C. Vieira (Ed.), Temas, contextos e desafios metodológicos da investigação qualitativa em educação (pp. 49-75). Imprensa da Universidade de Coimbra. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2235-4.
Bergano, S., & Santos, G. (2022). Projeto (H)OLD ON: caminhos participativos de inclusão. In J. Baia, J. D. Lima Pereira, & M. Sousa Lopes (Coords.), Educação, Inclusão e Diversidade (pp 41-47). Intervenção – Associação para a promoção e divulgação cultural.
Fonseca, J. M. & Borges-Tiago, M. T. (2022). Cyberbullying From a Research Viewpoint: A Bibliometric Approach. In I. Management Association (Ed.), Research Anthology on Combating Cyber-Aggression and Online Negativity (pp. 1596-1615). IGI Global. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-6684-5594-4.ch081.
Fragoso, A., & Valadas, S.T. (2022). Particularidades da investigação qualitativa em Educação de Adultos. In Cristina C. Vieira (Ed.), Temas, contextos e desafios metodológicos da investigação qualitativa em educação (pp. 297-322). Imprensa da Universidade de Coimbra. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2235-4.
Luísa, C. & Baião, A. (2022). Education for transformation: A reality in São Tomé and Príncipe. In Fernandes, V., & Fernandes, F. (Coords.) (2022). Sustainable Development – Education, Health, Climate Change and Tourism. (pp.31- 45). Globe Edit.
Luísa, C. (2022). Comunicação com o idoso, família e Comunidade. In Manual de Boas Práticas no Envelhecimento Intervenção em tempos de Pandemia (pp. 87-93). Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social (APTSES)/ Viseu Social.
Luísa, C., Baião, A., & Dajta, F. (2022). The deviations of the Guinean educational system. In Fernandes, V., & Fernandes, F. (Coords.) (2022). Sustainable Development – Education, Health, Climate Change and Tourism. (pp.47- 62). Globe Edit.
Neca; P., Pinto, P. C., & Borges, M. L. (2021). Overcoming the Underrepresentation of Teachers with Disabilities in School Communities. Enablers and Barriers in education systems. In Keane, E., Heinz, M. & Mc Daid, R. (Ed.) (2021). Diversifying the Teaching Profession: Dimensions, Dilemmas, and Directions for the Future (pp. 86-97). Routledge Research in Educational Equity and Diversity. DOI: http://dx.doi.org/10.4324/9781003188735-8.
Vieira, C. C. (2022). Introdução. (Novas) Inquietudes da investigação qualitativa em educação. In Cristina C. Vieira (Ed.), Temas, contextos e desafios da investigação qualitativa em educação (pp. 25-48). Imprensa da Universidade de Coimbra.
2022 – Artigos
Barros, R. (2022). Os Três Andamentos na Vida de Paulo Freire – Rizoma de um Legado Meta-Teórico para a Educação Transformadora? Sinergias – Diálogos Educativos para a transformação social, Número Temático – “(Re)ler os desafios societais à luz do pensamento freiriano: passado, presente e futuro(s)”, 14, 113-124.
Bergano, S., Moreira, B., Rodrigues, M. J., & Martins, C. (2022). Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante. Cuestiones pedagógicas: Revista de ciencias de la educación, 1(31), 41-56. DOI: https://doi.org/10.12795/CP.2022.i31.v1.03.
Borges, M. L.; Martins, M.H.; Guerreiro, A.; Pereira, L. & Luísa, C. (2022). Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: Estudo exploratório na Universidade do Algarve. Análise Social, 4.º(245), 704-725. DOI: https://doi.org/10.31447/as00032573.2022245.04.
Doutor, C. & Alves, N. (2022). Formação experiencial e aprendizagem biográfica: refletir para atribuir sentidos às experiências? Educação e Pesquisa, 48, e241700, 1-17. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241700por.
Fragoso, A., & Fonseca, J. (2022) Combating Ageism through Adult Education and Learning. Social Sciences, 11(3), 110. DOI: https://doi.org/10.3390/socsci11030110.
Leitão, E. S., Santos, G. M. M. T. e, & Bergano, S. (2022). Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG. EduSer, Revista de Educação, 14(1). DOI: https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.190.
Luísa, C. (2022). A educação social e os direitos humanos em tempos de pandemia. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 8(2), 1-14. DOI: https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.268.
Marcelli, A. M., Sousa, F., Fonseca, J., Silva, L. S. D., Melotti, M., & Costa, S. G. (2022). The Unknown Carnival of Terceira Island (Azores, Portugal): Community, Heritage, and Identity on Stage. Sustainability, 14(20), 13250. DOI: https://doi.org/10.3390/su142013250.
Paulos, L., Valadas, S.T., & Almeida, L.S. (2022). A construção da identidade profissional na transição para o mercado de trabalho: Perceções de diplomados do Ensino Superior. E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde, 11(1), 179-193. https://artigos.revistaepsi.com/2022/Ano11-Volume1-Artigo10.pdf.
Paulos, L., Valadas, S.T., & Almeida, L.S. (2022). Construção de um instrumento de medida sobre a transição da universidade para o emprego: Estudo piloto do questionário TUE. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica – RIDEP, 63(2), 59-72. (Q3). DOI: https://doi.org/10.21865/RIDEP63.2.05.
Santos, C., Lopes, M., Vieira, C. C., & Ferreira, V. (2022). O que se ensina nos Estudos de Gênero em Portugal: uma análise bibliométrica dos planos curriculares (What is taught in Gender Studies in Portugal: a bibliometric analysis of the syllabi). Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 27, 01-22. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87522.
Valadas, S. T., & Fragoso, A. (2022). As desigualdades no acesso e na transição para o mercado de trabalho de estudantes não-tradicionais. E-Psi, 11 (1), 208-225.
Valadas, S.T., Fernandes, P., Figueiredo, C., & Vilhena, C. (2022). Digital Platforms and Technologies in School Clusters in Portugal: The Perspective of School Leaders. International Journal of Educational Organization and Leadership, 29(2), 59-72. DOI: https://doi.org/10.18848/2329-1656/CGP/v29i02/59-72.
2022 – Publicação em Atas de encontros científicos
Barros, R. (2022). Do Estado Neoliberal ao Estado Neo-Social: Problematizando as Novas Prioridades na Governação Global da Agenda Educacional. Anais do III Colóquios de Política e Gestão da Educação, n.3, 2022, p.xxvii-xxxii. Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba: Brasil. https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1024/1252.
Barros, R., Duarte, A., Fragoso, A., Pernice, A., & Freitas, M. B. (2022). Young Women and NEETs in the Mediterranean Area: looking for emerging opportunities in a context of socioecological crisis. In Dana Keller & Kara O’Neil (Eds.), Social Pedagogy and Social Education: Creating Hope in Dystopia (pp. 41-54). Phoenix: Social Pedagogy Association.
Bergano, S., Rodrigues, M. J., Moreira, B., & Martins, C. (2022). Migration projects for higher education: a perspective from women’s voices. In EDULEARN22 – 14th annual International Conference on Education and New Learning Technologies. Proceedings of EDULEARN22 Conference (pp. 9928-9934). Palma: IATED.
Bergano, S., Santos, G. & Cramês, L. (2022). [H] OLD ON Project – Education and Participation in the Community from the Perspective of Leaders. In EDULEARN22 – 14th annual International Conference on Education and New Learning Technologies. Proceedings of EDULEARN22 Conference (pp. 9908-9912). Palma: IATED. DOI: https://dx.doi.org/10.21125/edulearn.2022.2386.
Ferreira, V., Lopes, M., Vieira, C. C., & Santos, C. (2022). La división sexual del trabajo doméstico académico en la universidad con sesgo de género bajo la Pandemia, Atas do XIV Congreso Español de Sociología. https://drive.google.com/file/d/1Zy6s3tqjWkE5FBEY8Rb17mUvSZs194-w/view.
Luísa, C. & Baião, A., (2022). Vivência(s) da Educação Social: a mediação intercultural em tempos de pandemia. In Atas do 9.ª Conferência Internacional Mediação Intercultural e Intervenção Social. “Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências”. (E-book). (pp. 493-503). CICS. NOVA. IP Leiria e ESEC. Politécnico de Leiria. DOI: https://doi.org/10.25766/8tbp-q708.
Martins, C., Mesquita, C., Santos, G., Patrício, M.R. (2022). Leaders’ voices on curriculum and curricular flexibility. In EDULEARN22 Proceedings, 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (pp. 10412-10421). Palma: IATED. DOI: https://doi.org/10.21125/edulearn.2022.2529.
Santos, G., & Cramês, L. (2022). Divulgação do Projeto (H)OLD ON: da conceção à sensibilização. In Teixeira, C., Gonçalves, V., Fernandes, P. O., Araújo, C. S., Rodrigues, A. (Eds.), III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de atas (pp. 296-303). Bragança, IPB. http://hdl.handle.net/10198/26457.
2021 – Livros
Monteiro, A., & Fragoso, A. (Eds.) (2021). Desenvolvimento Local em Portugal. Afrontamento.
Ferreira, V., Vieira, C. C., Lopes, M., & Santos, C. C. (2021). Pandemia e Academia em Casa – efeitos no ensino, na investigação e na cidadania académica sob uma perspetiva de género. Coimbra: Centro de Estudos Sociais. ISBN: 978-989-8847-41-6 (217 pp.)
2021 – Capítulos de livros
Bergano, S. & Santos, G. (2021/no prelo). Projeto (H)OLD ON: Caminhos participativos de inclusão. In Marcelino Lopes et al. (Coord.), Educação, Inclusão e Diversidade. Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.
Borges-Tiago, M. T., Fonseca, J., & Tiago, F. (2022). Cultural Entrepreneur. In Encyclopedia of Tourism Management and Marketing. Edward Elgar Publishing. eISBN: 9781800377486. DOI: https://doi.org/10.4337/9781800377486
Fragoso, A. (2021). Older adults informal learning in the community: Snapshots from research. In B. Mikulec, S. Kump & T. Košmerl (Eds.), Reflection on Adult Education and Learning: The Adult Education Heritage of Sabina Jelenc Krašovec (pp. 53-66). Ljubljana University Press, Faculty of Arts.
Fragoso, A., & Valadas, S. T. (2021). A mediação no desenvolvimento local. In A. Monteiro & A. Fragoso (Eds.), Desenvolvimento Local em Portugal. Afrontamento.
Gonçalves, S. M., Bidarra, M. G., & Vieira, C. C. (2021). Aprendizagem cooperativa: fundamentos, objetivos, estratégias e sua avaliação. In A. Araújo, K. Santos, L. Silveira, & W. Alves (Org.), Experiências em educação: Contribuições e saberes plurais (pp. 59-85). Editora Metrics. DOI: 10.46550/978-65-89700-40-1
Gonçalves, S. M., Bidarra, M. G., & Vieira, C. C. (2021). Formação inicial e contínua de professores: um foco na investigação, teoria e prática. In A. Oliveira, A. L. Nascimento, M. A. Amaral, & S. M. Gonçalves (Org.), Olhares e perspetivas: o tempo, a dor, a escola, a educação (pp. 43-54). Editora Metrics.
Mayor Paredes, D., Granero Andújar, A., & Barros, R. (2021/no prelo). El Aprendizaje-Servicio como práctica educativa innovadora que favorece la visibilización del colectivo LGTBI en distintos ámbitos de trabajo de los y las profesionales de la Educación Social. In A. P. Rojas, M. Á. T. García, B. M. Jaureguialde, & J. A. R. Rodríguez (Org.). Guía de aplicación de metodologías activas en el aula (pp. no prelo). Huelva: Editorial Universidad de Huelva.
Oliveira, A. L., Vieira, C. C., & Amaral, M. A. F. (2021). O questionário online na investigação em educação: Reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas. In A. Nobre, A. Mouraz, & M. Duarte, (Orgs), Portas que o digital abriu na investigação em educação (pp. 39-67). Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.3
Santos, G. & Bergano, S. (2021). The right to education of children and adult refugees in Portugal. In Y. Vissing and S. Leitão (Eds.), Community Structures and Processes on Lives of Refugee Children (pp. no prelo). Vernon Press.
Tiago, F., Fonseca, J., Chaves, D. & Tiago-Borges, T. (2021). A look into the trilogy: food, tourism, and cultural entrepreneurship. In T. Medeiros, A. I. Moniz, O. Silva, L. Tomás, L., V. Vieira, & J. Ferreira, (Eds.) Turismo sénior: Abordagens, sustentabilidade e boas práticas. Projeto de investigação TU-Sénior55+ (pp. 73-99). Ponta Delgada: Nova Gráfica. ISBN 978-989-53123-2-0
2021 – Artigos
Antunes, F., Barros, R., Carvalho, M. J., Félix, A. L., Veloso, E. & Vilarinho, E. (2021). Educação 3D: Democracia, desigualdade e diferença em educação – panoramas de uma década de políticas educacionais. Revista Brasileira de Educação, 26, 1-26. https://doi.org/10.1590/s1413-2478202126003
Araújo, M. M. & Vieira, C. C. (2021). A vida activa estudantil e educativa de Maria Salonilde Ferreira (1951-2014). Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, 30(63), 223-238. DOI: https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p223-238
Barros, R. (2021). Aprendizagem Experiencial: Os Múltiplos Sentidos de um Conceito-Chave para Organizações Aprendentes. Gestão & Aprendizagem, (forthcoming).
Barros, R. (2021). Conscientizar para Esperançar: a Importância do Legado Político-Pedagógico de Paulo Freire no século XXI. Revista Educação: Teoria e Prática, 31, 1-19. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16192
Barros, R. (2021). Os Três Andamentos na Vida de Paulo Freire – Rizoma de um Legado Meta-Teórico para a Educação Transformadora? Sinergias – Diálogos Educativos para a transformação social, Número Temático – “(Re)ler os desafios societais à luz do pensamento freiriano: passado, presente e futuro(s)”, 13, pp. (no prelo).
Barros, R., Granero Andújar, A. & Romero Lopez, A. (2021). LGBTI Sexualities and intersectional research: Looking for inclusion beyond gender in Adult Learning and Education (ALE) Practices. RELA – European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, 1-16. http://www.rela.ep.liu.se/article.asp?DOI=10.3384/rela.2000-7426.3316
Coelho, L. S., Raposo, A., Piedade, A., Marques, H., Teixeira, L., Uva, M., Fernandes, S., Gonçalves, T., Silveira, M., Martins, C. & Bergano, B. (2020). Escolas transformadoras: colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global, Sinergias: diálogos para a Transformação Social, 11, 57-73. Disponível em http://www.sinergiased.org/images/revista/Revista11 (revista divulgada só em janeiro de 2021)
Muchacho, L., Vilhena, C. & Valadas, S. T. (2021). COVID-19 e desigualdades escolares: Uma análise da investigação sobre os efeitos do encerramento das escolas no processo de ensino e aprendizagem. Educação, Sociedade & Culturas, 59, 183-201. https://doi.org/10.24840/esc.vi59.3423
Ostrouch-Kamińska, J., Vieira, C. C. & Merrill, B. (2021). Editorial: Gender sensitive research in adult education: Looking back and looking forward to explore what is and what is missing in the research agenda. RELA – European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, 12(2), 129-133. DOI: 10.3384/rela.2000-7426.3684
Paulos, L., Valadas, S. T. & Almeida, L. S. (2021). Transition from University to the Labour Market: The Impact of Personal Variables in Graduates’ Perceptions of Self-Efficacy. Social Sciences, 10(406), 1-13. https://doi.org/10.3390/socsci10110406
Paulos, L., Valadas, S. T. & Fragoso, A. (2021). Estágios enquanto espaços de transição entre o Ensino Superior e o emprego. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 22(2), 123-133.
Santos, O., Bergano, S. & Oliveira, M. (2021). Educação e desenvolvimento na Ilha do Príncipe: A cooperativa de valorização de resíduos e o seu potencial educativo. New Trends in Qualitative Research, 7, 450–460. https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.450-460
2021 – Publicação em Atas de encontros científicos
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Machado, C., Vieira, C. C., & Lacet, J. (2021). Diretos políticos e educacionais: posicionamentos de Catharina Moura e Carolina Beatriz Ângelo na imprensa do Brasil e Portugal. In L. G. Correia & T. Neves (Orgs.), Liberdade, Equidade e Emancipação. Atas do XV Congresso da SPCE (pp. 49-59). ISBN: 978-989-95390-4-4. Ebook. https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf
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Veríssimo, G., & Borges, M. L. (2021). Transição para a vida pós-escolar e emancipação: Qual o papel da escola? In L. G. Correia & T. Neves (Orgs.), Liberdade, Equidade e Emancipação. Atas do XV Congresso da SPCE (pp. 241-250). ISBN: 978-989-95390-4-4. Ebook: https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf
2020 – Livros
Barros, R., & Fragoso, A. (Eds.). (2020). Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II. Faro: Universidade do Algarve. (211 páginas, ISBN: 978-989-9023-10-9).
Barros, R., Lima, P. G. & Azevedo, M. (Orgs.). (2020). Rumos da Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil – um balanço comparado de políticas e práticas. Natal: Editoria IFRN-Brasil. E-BOOK. ISBN: 978-65-86293-01-2. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1835
Bulajić, A., Nikolić, T., & Vieira, C. C. (Eds.) (2020). Navigating through contemporary world with adult education research and practice. Belgrade: Faculty of Philosophy, University of Belgrade and ESREA. ISBN 978-86-80712-40-6 (Print); ISBN 978-86-80712-39-0 (Online).
Luísa, C. & Borges, M. L. (Coord.) (2020). Construindo a educação inclusiva: teoria e prática. Lisboa. Papas Letras.
Merrill, B., Vieira; C. C., Galimberti, A. & Nizinska, A. (Eds.) (2020). Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences, identities of student and adult educators. Coimbra: FPCE-UC e CEAD. ISBN: 978-989-33-1352-7 e Depósito Legal: 478143/20.
2020 – Capítulos de livros
Barros, R. (2020). Reconhecer e Valorizar o Saber Experiencial dos Adultos-Idosos: Contributos da Pedagogia-Andragogia Participativa. In A. Anica & C. Sousa (Eds.), Envelhecimento Ativo e Educação. Volume II (pp. 205-224). Faro: Universidade do Algarve. ISBN 978-989-9023-15-4.
Barros, R. (2020). The Role of Transnational Bodies in Lifelong Learning and the Politics of Measurement – The promise and pitfalls of outcomes-based assessment into Recognition of Prior Learning System in Portugal. In F. Finnegan & B. Grummell (Eds.), Power and Possibility: Adult Education in a Diverse and Complex World (pp. 53-63). Leiden/Boston: Brill-Sense Publishers. DOI: 10.1163/9789004413320_005. Disponível em: https://brill.com/view/title/56049
Barros, R. (2020). Um Olhar sobre o Lugar (in)certo do Potencial Transformador dos Adquiridos Experienciais na Formação Humana. In W. F. Alves (Org.), Os Desafios da Formação: olhares cruzados sobre o trabalho e a formação humana. Brasil (pp.). Goiânia: Editora: UFG-Imprensa Universitária. ISBN: 978-85-93380-76-1.
Barros, R. & Silva, I. (2020). Perceções sobre práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais em Portugal – dilemas e desafios hodiernos das equipas técnicas e dos adultos em processo. In R. Barros, P. G. Lima & M. Azevedo (Orgs.), Rumos da Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil – um balanço comparado de políticas e práticas (pp. 62-106). Natal: Editoria IFRN-Brasil. ISBN: 978-65-86293-01-2. https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1835
Barros, R., Lima, P. G. & Azevedo, M. (2020). Introdução. In R. Barros, P. G. Lima, & M. Azevedo (Orgs.), Rumos da Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil – um balanço comparado de políticas e práticas (pp. 12-16). Natal: Editoria IFRN-Brasil. ISBN: 978-65-86293-01-2. https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1835
Barros, R., Moura, D., & Henrique, A. (2020). Duas Agendas Educacionais em Prol da Justiça Social em Portugal (EFA) e no Brasil (PROEJA): entre avanços e retrocessos. In R. Barros; P. G. Lima & M. Azevedo (Orgs.), Rumos da Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil – um balanço comparado de políticas e práticas (pp. 338-390). Natal: Editoria IFRNBrasil. ISBN: 978-65-86293-01-2. https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1835
Bergano, S., Novo, R., & Prada, A. (2020). PALOP students in higher education: the necessary paths of access to academic success. In B.Merrill, C. C. Vieira, A. Galimberti, & A. Nizinska (Eds.), Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences, identities of student and adult educators. Coimbra: FPCE-UC e CEAD. ISBN: 978-989-33-1352-7 e Depósito Legal: 478143/20.
Borges, M. L. & Orega,M. I. (2020). Education as a Human Right in a Time of Pandemic. In Fernandes, J.V. & Fernandes, F. M. (Coords.), Towards a better world. Tourism, Pandemics, Climate Emergence and Human Rights. GLOBEEDIT. https://www.morebooks.shop/store/gb/book/towards-a-better-world/isbn/978-620-0-61785-9
Borges, M. L. (2020). Capítulo I – Deficiência, Desigualdade Social e Educação. In Luísa, C. & Borges, M. L. (Coord.) (2020), Construindo a educação inclusiva: teoria e prática. Lisboa. Papas Letras.
Cera, N., & Valadas, S.T. (2020). Violência doméstica – percursos de vida de mulheres vítimas de violência no contexto familiar. In R. Barros & A. Fragoso (Eds.), Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II. Faro: Universidade do Algarve.
Fonseca J. & Bettencourt, H. (2020). Cyber-Citizenship: A Challenge of the Twenty-First Century Education. In A. Kavoura, E. Kefallonitis & P. Theodoridis (Eds.) Strategic Innovative Marketing and Tourism. Springer Proceedings in Business and Economics (pp.467-474). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-36126-6_52
Fonseca J. & Borges-Tiago, T. (2020) What Competencies Should Be Developed in Citizenship Education in the Twenty-First Century? Analysis of Being Active Citizens in Europe and the US. In A. Kavoura, E. Kefallonitis & P. Theodoridis (Eds.), Strategic Innovative Marketing and Tourism. Springer Proceedings in Business and Economics (pp.179-186). Springer, Cham. http://doi-org-443.webvpn.fjmu.edu.cn/10.1007/978-3-030-36126-6_20
Fragoso, A. (2020). Inequalities in higher education: reflections on non-traditional students’ research and its outcomes. In B. Merrill, A. Galimberti, A. Nizinska, & C. Vieira (Eds.), Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences and identities of student and adult educators. Coimbra: FPCE da Universidade de Coimbra/ CEAD.
Fragoso, A., & Barros, R. (2020). Conclusão: Reflexões a propósito da Investigação em Educação Social. In R. Barros & A. Fragoso (Eds.), Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II (pp. 201-210). Faro: Universidade do Algarve.
Generoso, S., & Fragoso, A. (2020). O processo de transição da vida ativa para a reforma: O caso do concelho de Lagoa, no Algarve. In Rosanna Barros e António Fragoso (Eds.), Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II (pp.117-132). Faro: Universidade do Algarve.
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Macedo, N., & Fragoso, A. (2020). Adultos mais velhos, serviços e família: O triângulo mágico? In Rosanna Barros e António Fragoso (Eds.), Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II (pp.155-168). Faro: Universidade do Algarve.
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Pedro, Emília, & Barros, Rosanna (2020). Carreira, Quotidiano e Saberes Profissionais dos Cuidadores Formais de Adultos e Idosos Institucionalizados. In Rosanna Barros & António Fragoso (Eds.), Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II. (pp. 133-154). Faro: Universidade do Algarve. ISBN – 978-989-9023-10-9.
Pereira; Mónica, & Barros, Rosanna (2020). O Lugar da Educação Social no Combate à Violência Doméstica – Estudo exploratório na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. In Rosanna Barros, & António Fragoso (Eds.), Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II. (pp. 63-82). Faro: Universidade do Algarve. ISBN – 978-989-9023-10-9.
Valadas, S. T. (2020). Inequalities in Higher Education: non-traditional students voices and learning experiences. Access, Learning Careers and Identity”. In Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences and identities of student and adult educators, editado por Barbara Merrill; Cristina Vieira; Andrea Galimberti; Adrianna Nizinska. Portugal: FPCE-UC & CEAD. ISBN: 978-989-33-1352-7.
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2020 – Artigos
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Barros, R. (2020). Resgatar a Meta-Reflexão Freiriana em Cinco Atos – Um marco perene para pensar dilemas do educador-investigador hodierno. Educação, Sociedade & Culturas, Número Especial Celebrando Paulo Freire: Novos e velhos desafios na educação – Volume II: Paulo Freire: Da filosofia política à recontextualização no tempo atual, 56, 83-100. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/Rosanna%20Barros.pdf
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Machado, M. M. & Barros, R. (2020). Aspetos da construção histórica da identidade da educação de jovens e adultos no Brasil e em Portugal: enfoque na agenda política e suas práticas discursivas. Revista Cadernos de História da Educação – Dossiê temático “História e Memória da EJA nas universidades brasileiras e portuguesas”, 19 (1), 91-109. https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-8
Neca, P., Borges, M. L., Pinto, P. C. (2020). Teachers with disabilities: a literature review. International Journal of Inclusive Education, 1-19. http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2020.1776779
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2019 – Capítulos de livros
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Barros, R. (2019). Emergência e hecatombe da ‘Nova Política de Educação e Formação de Adultos’ em Portugal (1999-2012): Crítica à Governação Neoliberal do Sector em Contexto de Europeização. In Márcio Adriano de Azevedo, Lenina Lopes Soares Azevedo Silva, Eloisa Varela Cardoso de Arruda (Org). Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Diversidade: Contextos, Fundamentos e Práticas (pp. 235-277). João Pessoa-Brasil: Editora do Instituto Federal da Paraíba. ISBN 978-85-5449-024-9.
Fragoso, A. (2019). Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior: uma questão de responsabilidade social? In Andreia Micaela Nascimento & Ricardo Martins (Orgs.), 31 Desafios (pp. 119-125). Funchal: Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54361-2-5.
Fragoso, A., González-Monteagudo, J. (2019). Validación y certificación de los aprendizajes mediante metodologías narrativas en Portugal: auge y crisis de un enfoque innovador en educación de adultos. In Francisco Thiago Silva, & Liliane Campos Machado (Orgs.), Currículo, narrativas e diversidade (pp. 113-130). Brasília: Editora Appris.
Loureiro, A.; Barros, R.; Costa, I.; Rodrigues, M. & Lampreia-Carvalho, F. (2019). Comunidades de prática e de aprendizagem em contextos socioeducativos de inclusão. In Fátima Antunes (Org.). Remar Contra as Desigualdades em Educação: Práticas, Vozes, Percursos [Projeto Eduplaces] (pp. 97-124). Vila Nova de Famalicão: Editora Húmus. ISBN 978-989-755-428-5
Martins, M. J., Simão, A. M., Caetano, A. P., Freire, I., Matos, A., Vieira, C. C., Pessoa, T., & Amado, J. (2019). Cyber-Victimization and Cyber-Aggression: Personal and Situational Factors. In Z. Yan (Ed.), Analyzing Human Behavior in Cyberspace (pp. 255-271). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-7128-5.ch014
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Vieira, C. C., Coelho, L., & Portugal, S. (2019). The learned disadvantage: women´s explanations for their greater responsibilities in doing household chores in Portuguese heterosexual couples with children. In Martina Endepohls-Ulpe, Joanna Ostrouch-Kamińska (Eds.), Gender – Diversity – Intersectionality (New) Perspectives in Adult Education (pp. 19-34). German: Waxmann. ISBN 978-3-8309-3883-5.
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2019 – Artigos
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Fragoso, A., Valadas, S. T., & Paulos, L (2019). Ensino superior e empregabilidade: perceções de estudantes e graduados, empregadores e académicos. Educação e Sociedade, v.40, e0186612. DOI: 10.1590/ES0101-73302019186612
Vilhena, C., Valadas, S. T., Fragoso, A. (2019). Education matters: cumulative advantages and disadvantages amongst Portuguese older men. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, vol. 10, nº 3, 275-289. DOI 10.3384/rela.2000-7426.rela20199
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2018 – Livros
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Fragoso, A., & Valadas, S. T. (Eds.) (2018). Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior. Coimbra: CINEP. ISBN: 978-989-54277-4-1.
Sousa, I. M. S., Almeida, H. N., & Vieira, C. C. (2018). Risco Social. Do conceito à medida. Mauritius: Novas Edições Académicas. ISBN: 978-620-2-18814-2
2018 – Capítulos de livros
Barros, R. & Ferreira, J. (2018). A Criação e Evolução do Reconhecimento de Adquiridos Experienciais em Portugal. In Carmen Cavaco (Org.). Reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais em Portugal, França, Bélgica e Itália / Reconnaissance, validation et certification des acquis de l´expérience au Portugal, France, Belgique et Italie (pp.43-74). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (E-BOOK). ISBN 978-989-8753-43-4.
Barros, R. & Guimarães, P. (2018). International organisations and the agenda for development: the role of lifelong learning. In Martin Kopecký (Ed.). Lifelong Learning and Transnationalized Public Policies: Human Development in (Post )Crisis Times/ Celoživotní učení a transnacionalizované veřejné politiky. Lidský rozvoj v (post)krizové konfliktní éře. (pp. 18-40): Czech Republic: Univerzita Karlova (Charles University), Filozofická fakulta. ISBN: 978-807308-875-0.
Barros, R. (2018). Considerações finais. In Anica, A. (Cood). Envelhecer no Algarve. (pp. 180-181). Faro: Universidade do Algarve (E-Book). ISBN 978-989-8859-34-1.
Barros, R. (2018). Estratégias Intergeracionais de Animação Socioeducativa como contributo para um Envelhecimento Ativo. In Marcelino Lopes (Org.), A Animação Sociocultural e a Educação Intergeracional – no contexto do envelhecimento no meio rural e urbano: atividades, técnicas, métodos e estratégias para uma vida ativa (pp. 185-194). Chaves: Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural. ISBN 978-989-99835-2-6.
Bergano, S. (2018). Educação de adultos seniores e construção de (novas) narrativas sobre o envelhecimento. In A. Magalhães, J. Pereira, & M. Lopes (Coord.). A Animação Sociocultural e a Educação Intergeracional. (pp. 93-100). Chaves: Intervenção. ISBN: 978-989-99835.
Delgado, C. & Barros, R. (2018). O Papel dos Projetos de Animação Sociocultural com Idosos Institucionalizados. In Anica, A. (Cood). Envelhecer no Algarve. (pp. 153-166). Faro: Universidade do Algarve (E-BOOK). ISBN 978-989-8859-34-1.
Fonseca, J. (2018). Educação, Cidadania Ativa e Valores. In Cristina Pereira Vieira e J. António Moreira (Orgs.). Educação, Cidadania e Inclusão Digital: práticas e desafios. Santo Tirso: Whitebooks.
Fragoso, A., & Paulos, L. (2018). Competências e práticas de recrutamento no mercado de trabalho: perspetivas de estudantes e graduados não-tradicionais, e empregadores. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 297-315). Coimbra. CINEP.
Fragoso, A., & Paulos, L. (2018). Fundamentos da educação de adultos no Ensino Superior: O caso dos estudantes maduros. In Cristina Pereira Vieira & J. António Moreira (Orgs), Educação, Cidadania e Inclusão digital. Práticas e Desafios (pp. 29-43). Santo Tirso: WhiteBooks.
Fragoso, A., & Valadas, S. T. (2018). Dos “Novos Públicos” do Ensino Superior aos estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior: contribuições para a construção de um breve mapa do campo. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 19-38). Coimbra. CINEP.
Horta, M. H. & Borges, M. L. (2018). Formação de docentes para a pequena infância: a realidade da Universidade do Algarve. In C. I. Anjos, S. E. Santos, A. P. Cordeiro & F. I. Ferreira (Orgs.). Pedagogias e Culturas Infantis: conversas luso-brasileiras. Alagoas: Editora da Universidade Federal de Alagoas.
Martins, M.H.; Borges, M.L. & Gonçalves, T. (2018). Desafios da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: Para onde vamos? In Fragoso, A. & Valadas, S. (2018). Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior (pp. 145-154). Coimbra. CINEP/IPC. Coleção estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas práticas no Ensino Superior.
Paulos, L., Valadas, S.T., & Almeida, L.S. (2018). Transição de diplomados para o mercado de trabalho: desafios e oportunidades na educação e no acesso ao emprego. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 209-229). Coimbra: CINEP/IPC.
Quintas, H., Fonseca, H., & Gonçalves, T. (2018). As relações sociais e o reconhecimento entre os estudantes maiores de 23 anos. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior (pp. 125-44). Coimbra. CINEP.
Ralha-Simões, Rute & Barros, Rosanna (2018). Animação Socioeducativa e Envelhecimento Ativo – Reflexões em torno da promoção da saúde e prevenção da doença. In Anica, A. (Cood). Envelhecer no Algarve. (pp. 29-36). Faro: Universidade do Algarve (E-BOOK). ISBN 978-989-8859-34-1.
Santos, L., & Quintas, H. (2018). Como potenciar a participação dos estudantes M23 no Ensino Superior? In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 103-124). Coimbra. CINEP.
Valadas, S. T., & Fragoso, A. (2018). Conclusões: uma contribuição analítica para a investigação com estudantes não-tradicionais. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 317-330). Coimbra. CINEP.
Valadas, S.T., & Paulos, L. (2018). Transições para o mercado de trabalho de estudantes não-tradicionais: perspetivas dos estudantes/ graduados maduros e empregadores. In Moreira, J. A., & Vieira, C, Educação, Cidadania e Inclusão digital. Práticas e Desafios (pp. 45-60). WhiteBooks: Santo Tirso.
Valadas, S.T., Paulos, L., & Revers, S. (2018). A transição de estudantes não-tradicionais para o mercado de trabalho: género, idade, experiência e insegurança. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 275-296). Coimbra: CINEP.
Vieira, C. C., Alvarez, T., & Ferro, M. J. (2018). Questões de género e cidadania: reflexões breves sobre o poder emancipatório da educação. In L. Alcoforado, M. R. Barbosa, & D. A. Barreto (Eds.), Diálogos Freireanos. A educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil (pp. 701-716). Recife: Imprensa da Universidade de Coimbra e Universidade Federal de Pernambuco. ISBN: 978-85-415-0970-1
2018 – Artigos
Araújo, M. M. & Vieira, C. C. (2018). Educação em nível secundário de moças de Natal e de Coimbra (1941-1948), Cadernos de História da Educação, 17(2), 328-342. DOI: 10.14393/che-v17n2-2018-4.
Araújo, M. M. & Vieira, C. C. (2018). Educação de mulheres no Brasil e em Portugal (Séc. XIX e XX) – Apresentação do Dossier, Cadernos de História da Educação, 17(2), 282-284. DOI: 10.14393/che-v17n2-2018-1.
Barros, Rosanna (2018). Silêncios e Desafios da Agenda para o Desenvolvimento Pós-2015 – reflexões sobre o papel da Educação Social Crítica, Currículo Sem Fronteiras, v. 18, nº. 2, 530-549.
Barros, Rosanna (2018). A ‘Nova Política de Educação e Formação de Adultos’ em Portugal: Crítica à Governação Neoliberal do Sector em Contexto de Europeização. Ensaio – Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 26, nº. 100, 573-594.
Barros, Rosanna (2018). A Educação de Adultos em Portugal e os Traços da Política Global em Tempos de Austeridade. Holos, Ano 34, Vol. 02, 460-483.
Barros, Rosanna (2018). Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, – ou o dialógico como essência da mediação sociopedagógica, Educação e Pesquisa, Vol. 44, e173244, 1-19.
Barros, Rosanna (2018). Políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais em Portugal: emergência e transformações (1999-2016), Revista Lusófona de Educação- Número Temático: As Transformações na Educação de Adultos. Novas Perspetivas. Novas Práticas, Nº 42, 127-145. DOI: 10.24140/issn.1645-7250.rle42.09.
Benevides Soares, A., Romera Leme, V., Gomes, G., Peçanha Penha, A., Almeida Maia, F., Almeida Lima, C., Valadas, S., Almeida, L., & Araújo, A. (2018). Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(1), 206-223. ISSN 1809-5267.
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Vieira, C. C. & Ferreira, V. (2018). Editorial. ex aequo, 38, 5-6.
2017 – Livros
Fialho, J. Vieira, C. P., Moreira, A., & Vieira, C. C. (Coord.). (2017). Diagnóstico social: Reflexões teóricas e desafios empíricos. Género, saúde, envelhecimento e desenvolvimento social. Santo Tirso: Whitebooks. ISBN: 978-989-8765-43-7.
2017 – Capítulos de livros
Alcoforado, L., Vieira, C. C., & Moio, I. (2017). Revisitando as políticas de educação e formação de adultos nos últimos 20 anos em Portugal. In T. Dantas, M. H. Laffin, & S. A. Agne (Orgs.), Educação de jovens e adultos em debate. Pesquisa e formação (pp. 17-40). Curitiba: Editora CRV.
Amado, J. & Vieira, C. C. (2017). A validação da investigação qualitativa. In J. Amado (Coord.), Manual de Investigação Qualitativa em Educação (pp. 359-378). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. (3ª edição). DOI: https://doi.org/10.14195/978 989 26 1390-1
Amado, J. & Vieira, C. C. (2017). Apresentação dos dados: interpretação e teorização. In J. Amado (Coord.), Manual de Investigação Qualitativa em Educação (pp. 379-419). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. (3ª edição). DOI: https://doi.org/10.14195/978 989 26 1390-1
Monteiro, I., Ramos, N., & Vieira, C. C. (2017). Avós e transmissão intergeracional em famílias Hindus migrantes em Portugal. In L. C. Moreira, E. Rabinovich, & N. Ramos (Orgs.), Pais, Avós e relacionamentos intergeracionais na família contemporânea (pp. 361-380) (Vol. 5). Curitiba: Editora CRV.
Paulos, L., Valadas, S. T., & Fragoso, A. (2017). Empregabilidade e transição para o mercado de trabalho: Perspetivas de estudantes/diplomados não-tradicionais do Ensino Superior. In A. P. Marques, C. Sá, J. R. Casanova & L. S. Almeida (Orgs.), Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos (pp. 119-138). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-53-6
Valadas, S.T. (2017). Inventário de Abordagens e Competências de Estudo – ASSIST. In L.S. Almeida, M. Simões, & M. Gonçalves (Coords.) (2017), Adaptação, desenvolvimento e sucesso académico dos estudantes do ensino superior: Instrumentos de Avaliação Psicológica (pp. 45-58). Braga: ADIPSIEDUC. ISBN: 978-989-99517-1-6
2017 – Artigos
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2016 – Livros
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2016 – Capítulos de livros
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Barros, R. (2016). The Portuguese case of RPL new practices and new adult educators – some tensions and ambivalences in the framework of new public policies. In Per Andersson, Andreas Fejes, Fredrik Sandberg (Eds). Recognition of Prior Learning – Research from around the globe. (pp. 26-42). London: Routledge. DOI:10.1080/02601370.2013.778071.
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Valadas, S.T. (2016). Como aprendem os estudantes do ensino superior: contributos da investigação nacional e internacional. In L.S. Almeida e R. Vieira de Castro (Orgs.), Ser Estudante no Ensino Superior: O caso dos estudantes do 1º ano (pp. 81-92). Braga: CIEd, IE, Universidade do Minho.
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2016 – Artigos
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Valadas, S.T., Almeida, L.S., & Araújo, A.M. (2016). The mediating effects of approaches to learning on the academic success of first-year college students. Scandinavian Journal of Educational Research, 6(61). DOI: 10.1080/00313831.2016.1188146
Vieira, C. C., Gonçalves, L., Jochl, A., Essche, M.V., Stavrianos, A., Brie, L. Pustovrh, M., & Summermatter, A. (2016). Adolescents’ and Parents’ Perceptions About Core Values to Individual and Family Life: A Cross-Sectional Study Involving Seven European Countries. European Journal of Educational Sciences, 3(4), 17-46.
Vieira, C. C., Matos, A., Amado, J., Freire, I. & Veiga-Simão, A. M (2016). Boys’ and girls’ cyberbullying behaviours in Portugal: exploring sex differences in adolescence using gender lenses, ex aequo, 34, 143-159.
2015 – Livros
Mouraz, A., Valadas, S.T., & Pacheco, J.A. (Orgs.) (2015). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação. Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).
Ostrouch-Kaminska, J. & Vieira C. C. (Eds.) (2015). Private World(s). Gender and Informal Learning of Adults. Rotterdam: Sense Publishers.
2015 – Capítulos de livros
Fonseca, J. (2015). Construção do conhecimento e valores no século XXI. In G. Castro e M. Carvalho (org.), Horizontes do Conhecimento. Estudos em Homenagem a José Luís Brandão da Luz (pp. 211-224). Ponta Delgada: Letras Lavradas.
Fragoso, A. (2015). Older adults as active learners in the community. In Bernhard Schmidt-Hertha, Sabina Jelenc Krašovec & Marvin Formosa (Eds.), Learning across generations in Europe: Contemporary issues in older adult education (pp. 59-69). Rotterdam: Sense publishers.
Galego, C., & Valadas, S.T. (2015). A liderança escolar numa escola privada: Um estudo de caso na região do Algarve. In A. Mouraz, S.T. Valadas, & J.A. Pacheco (Orgs.). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp. 269-273). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).
Gonçalves, F., & Valadas, S.T. (2015). Metodologias de investigação em avaliação de escolas. In A. Mouraz, S.T. Valadas, & J.A. Pacheco (Orgs.). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp. 88-89). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).
Ostrouch-Kamińska, J. & Vieira, C. C. (2015). Introduction. Gender and World(s) of Informal Learning. In J. Ostrouch-Kamińska & C. C. Vieira (Eds.), Private world(s). Gender and informal learning of adults (pp. 1-12). Rotterdam: Sense Publishers.
Ostrouch-Kamińska, J. &Vieira, C. C. (2015). Informal Learning and Gender: a Revision for Future. In J. Ostrouch-Kamińska & C. C. Vieira (Eds.), Private world(s). Gender and informal learning of adults (pp. 176-186). Rotterdam: Sense Publishers.
Silva, J. P. V., & Vieira, C. C. (2015). The value of informal learning for illiterate older women across the lifespan. Perceptions of elderly women from a rural region of Portugal. In J. Ostrouch-Kamińska & C. C. Vieira (Eds.), Private world(s). Gender and informal learning of adults (pp. 59-71). Rotterdam: Sense Publishers.
Valadas, S.T., & Gonçalves, F. (2015). Aspetos metodológicos do inquérito por entrevista. In A. Mouraz, S.T. Valadas, & J.A. Pacheco (Orgs.). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp. 91-96). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).
Valadas, S.T., Paulos, L., & Gonçalves, F.R. (2015). Estudo de caso na região do Algarve: perspetivas de lideranças e dos professores. In A. Mouraz, S.T. Valadas, & J.A. Pacheco (Orgs.). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp. 388-397). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).
2015 – Artigos
Barros, Rosanna & Lopes, Sara (2015). As políticas de ensino superior em Portugal e o caso dos estudantes não tradicionais: reflexões sobre o direito dos adultos à educação (superior), POIÉSIS – Dossier Temático: Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade?, 9, (16), 364-383.
Bergano, S. (2015). A promoção da igualdade de género no trabalho como tarefa educativa. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(07), 045-049.
Doutor, C., Quintas, H., Ribeiro, C.M. & Fragoso, A. (2015). Iniciativa Novas Oportunidades e “NOL+”: Dois Estudos de Caso no Algarve (Portugal). Revista Brasileira de Educação, v. 20, n 63, 907-923.
Fonseca, J. (2015). “Educar para a cidadania ativa, o papel da integração curricular”. Saber e Educar, nº 20/2015: Perspetivas Didáticas e Metodológicas no Ensino Básico, pp. 214-223.
Guimarães, P., & Barros, R. (2015). A nova política pública de educação e formação de adultos em Portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada? Revista Educação & Sociedade, 131, 391-406. DOI: 10.1590/ES0101-73302015109444.
Paulos, L., & Valadas, S.T. (2015). Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve – a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual. Revista Portuguesa de Educação, 28(2), 155-181. ISSN 0871-9187
Sanches, A., Mesquita, E., Freire-Ribeiro, I., & Bergano, S. (2015). Palavras que viajam com a cidadania: promoção da educação para o desenvolvimento. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(06), 022-026.
São José, J. & Barros, R. & Samitca, S. & Teixeira, A, (2015). Older Person’s Experiences and Perspectives of Receiving Social care: a systematic review of the literature. Health and Social Care in the Community, February Issue. DOI: 10.1111/hsc.12186