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Publicações

 

2020

2020 – Livros

 

Barros, R., & Fragoso, A. (Eds.). (2020). Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II. Faro: Universidade do Algarve. (211 páginas, ISBN: 978-989-9023-10-9.

Bulajić, A., Nikolić, T., & Vieira, C. C. (Eds.) (2020). Navigating through contemporary world with adult education research and practice. Belgrade: Faculty of Philosophy, University of Belgrade and ESREA. ISBN 978-86-80712-40-6 (Print); ISBN 978-86-80712-39-0 (Online).

Luísa, C. & Borges, M. L. (Coord.) (2020). Construindo a educação inclusiva: teoria e prática. Lisboa. Papas Letras.

Merrill, B., Vieira; C. C., Galimberti, A. & Nizinska, A. (Eds.) (2020). Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences, identities of student and adult educators. Coimbra: FPCE-UC e CEAD. ISBN: 978-989-33-1352-7 e Depósito Legal: 478143/20.

Rosanna Barros, Paulo Gomes Lima, & Márcio Azevedo (Org.). (2020). Rumos da Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil – um balanço comparado de políticas e práticas. Natal: Editoria IFRN-Brasil. E-BOOK. ISBN: 978-65-86293-01-2. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1835

2020 – Capítulos de livros

 

Barros, Rosanna (2020). Reconhecer e Valorizar o Saber Experiencial dos Adultos-Idosos: Contributos da Pedagogia-Andragogia Participativa. In Aurízia Anica, & Carolina de Sousa (Eds.), Envelhecimento Ativo e Educação. Volume II (pp. 205-224). Faro: Universidade do Algarve. ISBN 978-989-9023-15-4.

 

Barros, Rosanna (2020). The Role of Transnational Bodies in Lifelong Learning and the Politics of Measurement – The promise and pitfalls of outcomes-based assessment into Recognition of Prior Learning System in Portugal. In Fergal Finnegan, & Bernie Grummell (Eds), Power and Possibility: Adult Education in a Diverse and Complex World (pp. 53-63). Leiden/Boston: Brill-Sense Publishers. DOI: 10.1163/9789004413320_005. Disponível em: https://brill.com/view/title/56049

 

Barros, Rosanna (2020). Um Olhar sobre o Lugar (in)certo do Potencial Transformador dos Adquiridos Experienciais na Formação Humana. In Wanderson Ferreira Alves (Org.), Os Desafios da Formação: olhares cruzados sobre o trabalho e a formação humana. Brasil (pp.). Goiânia: Editora: UFG-Imprensa Universitária. ISBN: 978-85-93380-76-1.

 

Barros, Rosanna, & Silva, Ilda (2020). Perceções sobre práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais em Portugal – dilemas e desafios hodiernos das equipas técnicas e dos adultos em processo. In Rosanna Barros, Paulo Gomes Lima, & Márcio Azevedo (Orgs.), Rumos da Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil – um balanço comparado de políticas e práticas (pp. 62-106). Natal: Editoria IFRN-Brasil. ISBN: 978-65-86293-01-2 .https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1835.

 

Barros, Rosanna, Lima Gomes, Paulo, & Azevedo, Márcio (2020). Introdução. In Rosanna Barros, Paulo Gomes Lima, & Márcio Azevedo (Orgs.), Rumos da Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil – um balanço comparado de políticas e práticas (pp. 12-16). Natal: Editoria IFRN-Brasil. ISBN: 978-65-86293-01-2. https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1835.

 

Barros, Rosanna, Moura, Dante, & Henrique, Ana (2020). Duas Agendas Educacionais em Prol da Justiça Social em Portugal (EFA) e no Brasil (PROEJA): entre avanços e retrocessos. In Rosanna Barros; Paulo Gomes Lima, & Márcio Azevedo (Orgs.), Rumos da Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil – um balanço comparado de políticas e práticas (pp. 338-390). Natal: Editoria IFRNBrasil. ISBN: 978-65-86293-01-2. https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1835.

 

Bergano, S., Novo, R., & Prada, A. (2020). PALOP students in higher education: the necessary paths of access to academic success. In B.Merrill, C. C. Vieira, A. Galimberti, & A. Nizinska (Eds.), Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences, identities of student and adult educators. Coimbra: FPCE-UC e CEAD. ISBN: 978-989-33-1352-7 e Depósito Legal: 478143/20.

 

Borges, M. L. & Orega,M. I. (2020). Education as a Human Right in a Time of Pandemic. In Fernandes, J.V. & Fernandes, F. M. (Coords.), Towards a better world. Tourism, Pandemics, Climate Emergence and Human Rights. GLOBEEDIT. https://www.morebooks.shop/store/gb/book/towards-a-better-world/isbn/978-620-0-61785-9.

 

Borges, M. L. (2020). Capítulo I – Deficiência, Desigualdade Social e Educação. In Luísa, C. & Borges, M. L. (Coord.) (2020), Construindo a educação inclusiva: teoria e prática. Lisboa. Papas Letras.

 

Cera, N., & Valadas, S.T. (2020). Violência doméstica – percursos de vida de mulheres vítimas de violência no contexto familiar. In R. Barros & A. Fragoso (Eds.), Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II. Faro: Universidade do Algarve.

 

Fonseca J., Bettencourt H. (2020) Cyber-Citizenship: A Challenge of the Twenty-First Century Education. In: Kavoura A., Kefallonitis E., Theodoridis P. (eds) Strategic Innovative Marketing and Tourism. Springer Proceedings in Business and Economics (pp.467-474). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-36126-6_52.

 

Fonseca J., Borges-Tiago T. (2020) What Competencies Should Be Developed in Citizenship Education in the Twenty-First Century? Analysis of Being Active Citizens in Europe and the US. In Kavoura A., Kefallonitis E., Theodoridis P. (eds), Strategic Innovative Marketing and Tourism. Springer Proceedings in Business and Economics (pp.179-186). Springer, Cham. http://doi-org-443.webvpn.fjmu.edu.cn/10.1007/978-3-030-36126-6_20.

 

Fragoso, A. (2020). Inequalities in higher education: reflections on non-traditional students’ research and its outcomes. In B. Merrill, A. Galimberti, A. Nizinska, & C. Vieira (Eds.), Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences and identities of student and adult educators. Coimbra: FPCE da Universidade de Coimbra/ CEAD.

 

Fragoso, A., & Barros, R. (2020). Conclusão: Reflexões a propósito da Investigação em Educação Social. In Rosanna Barros e António Fragoso (Eds.), Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II (pp. 201-210). Faro: Universidade do Algarve.

 

Generoso, S., & Fragoso, A. (2020). O processo de transição da vida ativa para a reforma: O caso do concelho de Lagoa, no Algarve. In Rosanna Barros e António Fragoso (Eds.), Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II (pp.117-132). Faro: Universidade do Algarve.

 

Granero Andújar, Alejandro; Mayor Paredes, Domingo, & Barros, Rosanna (2020). Un Programa de Aprendizaje-Servicio sobre Identidades y Corporalidades LGTBI en la Universidad do Algarve (Portugal). In Domingo Mayor Paredes, María Mercedes Fernández Torres, & Magdalena Pilar Andrés Romero (Eds.), Teoría y Práctica del Aprendizaje-Servicio en la Universidad (pp. 181-196). Almería: Editorial EDIUAL. ISBN: 978-84-1351-039-2.

 

Macedo, N., & Fragoso, A. (2020). Adultos mais velhos, serviços e família: O triângulo mágico? In Rosanna Barros e António Fragoso (Eds.), Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II (pp.155-168). Faro: Universidade do Algarve.

 

Nikolić, T., Bulajić, A., & Vieira, C. C. (2020). Introduction: Contemporary World and Adult Learning and Education. In A. Bulajić, T. Nikolić & C. C. Vieira (Eds.), Navigating through contemporary world with adult education research and practice. Belgrade: Faculty of Philosophy, University of Belgrade and ESREA. ISBN 978-86-80712-40-6 (Print); eISBN 978-86-80712-39-0 (Online).

 

Pedro, Emília, & Barros, Rosanna (2020). Carreira, Quotidiano e Saberes Profissionais dos Cuidadores Formais de Adultos e Idosos Institucionalizados. In Rosanna Barros & António Fragoso (Eds.), Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II. (pp. 133-154). Faro: Universidade do Algarve. ISBN – 978-989-9023-10-9.

 

Pereira; Mónica, & Barros, Rosanna (2020). O Lugar da Educação Social no Combate à Violência Doméstica – Estudo exploratório na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. In Rosanna Barros, & António Fragoso (Eds.), Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II. (pp. 63-82). Faro: Universidade do Algarve. ISBN – 978-989-9023-10-9.

 

Valadas, S.T. (2020). Inequalities in Higher Education: non-traditional students voices and learning experiences. Access, Learning Careers and Identity”. In Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences and identities of student and adult educators, editado por Barbara Merrill; Cristina Vieira; Andrea Galimberti; Adrianna Nizinska. Portugal: FPCE-UC & CEAD. ISBN: 978-989-33-1352-7.

 

Vieira, C. C. & Alvarez, T. (2020). Teachers as Learners in Continuing Training Opportunities in Portugal: Using gender lenses to promote their empowerment as citizens and professionals. In B. Merrill, C. C. Vieira, A. Galimberti, & A. Nizinska (Eds.) (2020), Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences, identities of student and adult educators. Coimbra: FPCE-UC e CEAD. ISBN: 978-989-33-1352-7.

2020 – Artigos

 

Antunes, Fátima, Barros, Rosanna, Carvalho, Maria João, Félix, Ana Lúcia, Veloso, Emília, & Vilarinho, Esmeraldina. (2020). Educação 3D: Democracia, desigualdade e diferença em educação – panoramas de uma década de políticas educacionais. Revista Brasileira de Educação, (forthcoming).

 

Araújo, M. M. & Vieira, C. C. (2020). As especialidades convenientes à educação de mulheres no Brasil (séculos XIX e XX). Revista Diálogo Educacional, 20, 67, 1493-1512. DOI:  http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS01

 

Araújo, M. M., Vasconcelos, M., Barreto, R., Vieira, C. C., & Vieira, A. (2020) Educação, Formação e (Auto)Formação de Mulheres. Apresentação. Revista Diálogo Educacional, 20, 67, 1486-1492. DOI: http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AP01.

 

Barros, Rosanna (2020). Aprendizagem Experiencial: Os Múltiplos Sentidos de um Conceito-Chave para Organizações Aprendentes. Gestão & Aprendizagem (forthcoming).

 

Barros, Rosanna (2020). Educação Permanente e Intergeracionalidade: O Papel Transformador dos Projetos de Animação. Ser Social, 22 (46), 171-190. https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/22050.

 

Barros, Rosanna (2020). Resgatar a Meta-Reflexão Freiriana em Cinco Atos – Um marco perene para pensar dilemas do educador-investigador hodierno. Educação, Sociedade & Culturas, Número Especial Celebrando Paulo Freire: Novos e velhos desafios na educação – Volume II: Paulo Freire: Da filosofia política à recontextualização no tempo atual, 56, 83-100. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/Rosanna%20Barros.pdf.

 

Barros, Rosanna (2020). Valorizar a Experiência de Vida e de Trabalho na Educação e Formação – Breves Subsídios ao Debate. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica – DOSSIER: Trabalho-Educação na pós-graduação brasileira (stricto sensu), 2 (19), 1-13. DOI: 10.15628/rbept.2020.11780 http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11780.

 

Barros, Rosanna, Moura, Dante, & Henrique, Ana (2020). O Ensino Integrado como Medida Política em Prol da Justiça Social: o caso dos Cursos EFA em Portugal e do PROEJA no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 25 (epub), 1-25. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250021.

 

Belando-Montoro, Maria, Barros, Rosanna, & Lampreia-Carvalho, Fátima (2020). Adult learning and education in Spain and Portugal: an interpretative study of doctoral theses (2006-2018). International Journal of Lifelong Education, 39 (4), 1-17. https://doi.org/10.1080/02601370.2020.1817165.

 

Bergano, S., & Vieira, C. C. (2020). Do pessoal ao político: as metodologias de investigação como aliadas da ação, ex æquo, 41, 15-25. DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2020.41.01.

 

Bergano, S., & Vieira, C. C. (2020). Do pessoal ao político: as metodologias de investigação como aliadas da ação, ex æquo, 41, 15-25. DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2020.41.01.

 

Ferreira, V., Vieira, C. C., Silveirinha, M. J., Carvalho, E., & Freire, P. (2020). ‘Estudos sobre as Mulheres’ em Portugal pós-Declaração de Pequim – Estudo bibliométrico das Revistas ex æquo e Faces de Eva, ex æquo, 42, (in press). https://doi.org/10.22355/exaequo.2020.42.02.

 

Granero Andújar, Alejandro, Romero Lopez, Agustín, & Barros, Rosanna (2020). Más Alla del Género: Educación afectiva-sexual con adultos/as y mayores – Una revisión bibliográfica narrativa. OMNIA – Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, 10 (2), 5-12. https://www.grei.pt/site/noticias/76-dispon%C3%ADvel-a-omnia-10-1.

 

Lima, M. C., Moio, I., Vieira, C. C. (2020). History of youth and adult education in Portugal: young adults over 23 years old in higher education. Cadernos de História da Educação, 19, 1, 71-90. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-7.

 

Machado, Maria Margarida & Barros, Rosanna (2020). Aspetos da construção histórica da identidade da educação de jovens e adultos no Brasil e em Portugal: enfoque na agenda política e suas práticas discursivas. Revista Cadernos de História da Educação – Dossiê temático “História e Memória da EJA nas universidades brasileiras e portuguesas”, 19 (1), 91-109. https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-8.

 

Neca, Patrícia; Borges, Maria Leonor; Pinto, Paula Campos (2020). Teachers with disabilities: a literature review. International Journal of Inclusive Education, pp. 1-19. http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2020.1776779.

 

Paulos, Liliana, Valadas, Sandra T., Almeida, Leandro da Silva. (2020). Práticas de seleção de graduados: currículo ideal e competências valorizadas. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 7(2), p. 163-173. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2020.7.2.6994.

 

Tett, L., Merrill, B., & Fragoso, A. (2020). Editorial: The changing landscapes of literacy and adult education. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, Vol. 11, Nº 1, 7-11. DOI 10.3384/rela.2000-7426.relae20.


 

2019

2019 – Capítulos de livros

 

Amaral, M. A. & Vieira, C. C. (2019). Métodos mistos de pesquisa em educação: caraterísticas e possibilidades de aplicação. In A. L. Oliveira, J. A. Schutz; M. A. Amaral, & M. C. Lima (Org.), Vozes da educação: pesquisas e escritas contemporâneas (pp. 13-28). São Carlos: Pedro & João Editores. ISBN: 978-85-7993-663-0

 

Barros, R. (2019). Emergência e hecatombe da ‘Nova Política de Educação e Formação de Adultos’ em Portugal (1999-2012): Crítica à Governação Neoliberal do Sector em Contexto de Europeização. In Márcio Adriano de Azevedo, Lenina Lopes Soares Azevedo Silva, Eloisa Varela Cardoso de Arruda (Org). Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Diversidade: Contextos, Fundamentos e Práticas (pp. 235-277). João Pessoa-Brasil: Editora do Instituto Federal da Paraíba. ISBN 978-85-5449-024-9.

 

Fragoso, A. (2019). Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior: uma questão de responsabilidade social? In Andreia Micaela Nascimento & Ricardo Martins (Orgs.), 31 Desafios (pp. 119-125). Funchal: Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54361-2-5. 

 

Fragoso, A., González-Monteagudo, J. (2019). Validación y certificación de los aprendizajes mediante metodologías narrativas en Portugal: auge y crisis de un enfoque innovador en educación de adultos. In Francisco Thiago Silva, & Liliane Campos Machado (Orgs.), Currículo, narrativas e diversidade (pp. 113-130). Brasília: Editora Appris.

 

Loureiro, A.; Barros, R.; Costa, I.; Rodrigues, M. & Lampreia-Carvalho, F. (2019). Comunidades de prática e de aprendizagem em contextos socioeducativos de inclusão. In Fátima Antunes (Org.). Remar Contra as Desigualdades em Educação: Práticas, Vozes, Percursos [Projeto Eduplaces] (pp. 97-124). Vila Nova de Famalicão: Editora Húmus. ISBN 978-989-755-428-5

 

Martins, M. J., Simão, A. M., Caetano, A. P., Freire, I., Matos, A., Vieira, C. C., Pessoa, T., & Amado, J. (2019). Cyber-Victimization and Cyber-Aggression: Personal and Situational Factors. In Z. Yan (Ed.), Analyzing Human Behavior in Cyberspace (pp. 255-271). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-7128-5.ch014

 

Valadas, S. T., Fragoso, A., Paulos, L., & Almeida, L. S. (2019). Transições do Ensino Superior para o mercado de trabalho: Perspetivas teóricas. In Leandro S. Almeida (Ed.), Estudantes do Ensino Superior: Desafios e oportunidades (pp. 257-277). Braga: ADIPSIEDUC.

 

Vieira, C. C., Coelho, L., & Portugal, S. (2019). The learned disadvantage: women´s explanations for their greater responsibilities in doing household chores in Portuguese heterosexual couples with children. In Martina Endepohls-Ulpe, Joanna Ostrouch-Kamińska (Eds.), Gender – Diversity – Intersectionality (New) Perspectives in Adult Education (pp. 19-34). German: Waxmann. ISBN 978-3-8309-3883-5.

 

Lemieux, A., Burkholder, C. e Fonseca, J. (2019). Pedagogies of empathy-building: Canadian and Azorean perspectives on film-viewing in higher education. In Georgina Barton & Susanne Garvis (Eds.), Compassion and Empathy in Educational Contexts (pp. 271-288). Cham: Palgrave Macmillan.

2019 – Artigos

 

Bergano, S. (2019). Estudos de género e Religião: diálogos difíceis e tensões latentes. Journal of the Sociology and Theory of Religion (S.1), 8, 117-130.

 

Bergano, S. (2019). Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), vol.3, n.3, 37-45.

 

Finnegan, F., Valadas, S., O’Neill, J., Fragoso, A. & Paulos, L. (2019): The search for security in precarious times: non-traditional graduates perspectives on higher education and employment, International Journal of Lifelong Education

 

Fragoso, A., Valadas, S. T., & Paulos, L (2019). Ensino superior e empregabilidade: perceções de estudantes e graduados, empregadores e académicos. Educação e Sociedade, v.40, e0186612. DOI: 10.1590/ES0101-73302019186612

 

Vilhena, C., Valadas, S. T., Fragoso, A. (2019). Education matters: cumulative advantages and disadvantages amongst Portuguese older men. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, vol. 10, nº 3, 275-289. DOI 10.3384/rela.2000-7426.rela20199

 

Schmidt-Hertha, B., Formosa, M., & Fragoso, A. (2019). Editorial: Active ageing, social inclusion and wellbeing: Benefits of learning in later life. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, Vol. 10, Nº 3, 207-213. DOI 10.3384/rela.2000-7426.relae19

 

Valadas, S.T., Vilhena, C., Fragoso, A. (2019) Transitions to retirement: perceptions of Portuguese older men. Studies in Adult Education and Learning, 25(2), 37-51.

 

Jelenc Krašovec, S., Fragoso, A., & Gregorčič, M. (2019). Editorial: Old guys say yes to community. Studies in Adult Education and Learning, 25(2), 3-18.

 

Barros, R. & Biasin, C. (2019). The right of adults to education: a comparative analysis from the Portuguese and Italian policy agenda, Research in Comparative and International Education, 1-25. DOI: 10.1177/1745499919881027

 

Antunes, F. & Barros, R. (2019). Dimensões biográficas, respostas comunitárias: tensões numa política socioeducacional em Portugal, Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 173, 244-265.

 

Barros, R. & Biasin, C. (2019). State responsibility for fostering participation and social justice – policies for low skilled adults in Portugal and Italy, Encyclopaideia. Journal of Phenomenology and education, special issue on: Responsibility, Participation and Social Justice in Adult Education, Vol.23, n.53, 81-92.

 

Antunes, F. & Barros, R. (2019). Janus in governance. Interpellations around an educational policy of community intervention in Portugal, Education Policy Analysis Archives, Número Especial: Políticas de Inclusión y Extensión de la Obligatoriedad Escolar, 27(27), 1-24.

 

Arco, J. & Barros, R. (2019) Os estágios curriculares supervisionados (práticas) de alunos da licenciatura em educação social – reflexões em torno das perceções de um grupo de estudantes, Laplage em Revista, (Sorocaba), vol.5, n.1, 159-179. DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201951623

 

Melo, F.R.L.; Martins, M. H., Borges, M. L. & Gonçalves, T.  (2019). As vozes dos estudantes universitários com deficiência nas instituições públicas de ensino superior no Brasil e em Portugal (2008 – 2015). Universia – Revista Iberoamericana de Educación, 28, 42-63.

 

Vieira, C. C. (2019). Investigação, conhecimento científico e responsabilidade social: reflexões a partir das Ciências Sociais e Humanas. Exedra – Revista Científica da ESEC. Número temático EIPE 2019, 28-37.


 

2018

2018 – Livros

 

Barros, Rosanna & Fragoso, António (Eds.). (2018). Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Faro: Universidade do Algarve. E-BOOK.

 

Fragoso, A., & Valadas, S. T. (Eds.) (2018). Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior. Coimbra: CINEP. ISBN: 978-989-54277-4-1.

 

Sousa, I. M. S., Almeida, H. N., & Vieira, C. C. (2018). Risco Social. Do conceito à medida. Mauritius: Novas Edições Académicas. ISBN: 978-620-2-18814-2

2018 – Capítulos de livros

 

Barros, R. & Ferreira, J. (2018). A Criação e Evolução do Reconhecimento de Adquiridos Experienciais em Portugal. In Carmen Cavaco (Org.). Reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais em Portugal, França, Bélgica e Itália / Reconnaissance, validation et certification des acquis de l´expérience au Portugal, France, Belgique et Italie (pp.43-74). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (E-BOOK). ISBN 978-989-8753-43-4.

 

Barros, R. & Guimarães, P. (2018). International organisations and the agenda for development: the role of lifelong learning. In Martin Kopecký (Ed.). Lifelong Learning and Transnationalized Public Policies: Human Development in (Post )Crisis Times/ Celoživotní učení a transnacionalizované veřejné politiky. Lidský rozvoj v (post)krizové konfliktní éře. (pp. 18-40): Czech Republic: Univerzita Karlova (Charles University), Filozofická fakulta. ISBN: 978-807308-875-0.

 

Barros, R. (2018). Considerações finais. In Anica, A. (Cood). Envelhecer no Algarve. (pp. 180-181). Faro: Universidade do Algarve (E-Book). ISBN 978-989-8859-34-1.

 

Barros, R. (2018). Estratégias Intergeracionais de Animação Socioeducativa como contributo para um Envelhecimento Ativo. In Marcelino Lopes (Org.), A Animação Sociocultural e a Educação Intergeracional – no contexto do envelhecimento no meio rural e urbano: atividades, técnicas, métodos e estratégias para uma vida ativa (pp. 185-194). Chaves: Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural. ISBN 978-989-99835-2-6.

 

Bergano, S. (2018). Educação de adultos seniores e construção de (novas) narrativas sobre o envelhecimento. In A. Magalhães, J. Pereira, & M. Lopes (Coord.). A Animação Sociocultural e a Educação Intergeracional. (pp. 93-100). Chaves: Intervenção. ISBN: 978-989-99835.

 

Delgado, C. & Barros, R. (2018). O Papel dos Projetos de Animação Sociocultural com Idosos Institucionalizados. In Anica, A. (Cood). Envelhecer no Algarve. (pp. 153-166). Faro: Universidade do Algarve (E-BOOK). ISBN 978-989-8859-34-1. 

 

Fonseca, J. (2018). Educação, Cidadania Ativa e Valores. In Cristina Pereira Vieira e J. António Moreira (Orgs.). Educação, Cidadania e Inclusão Digital: práticas e desafios. Santo Tirso: Whitebooks. 

 

Fragoso, A., & Paulos, L. (2018). Competências e práticas de recrutamento no mercado de trabalho: perspetivas de estudantes e graduados não-tradicionais, e empregadores. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 297-315). Coimbra. CINEP. 

 

Fragoso, A., & Paulos, L. (2018). Fundamentos da educação de adultos no Ensino Superior: O caso dos estudantes maduros. In Cristina Pereira Vieira & J. António Moreira (Orgs), Educação, Cidadania e Inclusão digital. Práticas e Desafios (pp. 29-43). Santo Tirso: WhiteBooks.

 

Fragoso, A., & Valadas, S. T. (2018). Dos “Novos Públicos” do Ensino Superior aos estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior: contribuições para a construção de um breve mapa do campo. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 19-38). Coimbra. CINEP.

 

Horta, M. H. & Borges, M. L. (2018). Formação de docentes para a pequena infância: a realidade da Universidade do Algarve. In C. I. Anjos, S. E. Santos, A. P. Cordeiro & F. I. Ferreira (Orgs.). Pedagogias e Culturas Infantis: conversas luso-brasileiras. Alagoas: Editora da Universidade Federal de Alagoas.

 

Martins, M.H.; Borges, M.L. & Gonçalves, T. (2018). Desafios da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: Para onde vamos? In Fragoso, A. & Valadas, S. (2018). Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior (pp. 145-154). Coimbra. CINEP/IPC. Coleção estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas práticas no Ensino Superior.

 

Paulos, L., Valadas, S.T., & Almeida, L.S. (2018). Transição de diplomados para o mercado de trabalho: desafios e oportunidades na educação e no acesso ao emprego. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 209-229). Coimbra: CINEP/IPC.

 

Quintas, H., Fonseca, H., & Gonçalves, T. (2018). As relações sociais e o reconhecimento entre os estudantes maiores de 23 anos. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior (pp. 125-44). Coimbra. CINEP.

 

Ralha-Simões, Rute & Barros, Rosanna (2018). Animação Socioeducativa e Envelhecimento Ativo – Reflexões em torno da promoção da saúde e prevenção da doença. In Anica, A. (Cood). Envelhecer no Algarve. (pp. 29-36). Faro: Universidade do Algarve (E-BOOK). ISBN 978-989-8859-34-1.

 

Santos, L., & Quintas, H. (2018). Como potenciar a participação dos estudantes M23 no Ensino Superior? In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 103-124). Coimbra. CINEP.

 

Valadas, S. T., & Fragoso, A. (2018). Conclusões: uma contribuição analítica para a investigação com estudantes não-tradicionais. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 317-330). Coimbra. CINEP.

 

 

Valadas, S.T., & Paulos, L. (2018). Transições para o mercado de trabalho de estudantes não-tradicionais: perspetivas dos estudantes/ graduados maduros e empregadores. In Moreira, J. A., & Vieira, C, Educação, Cidadania e Inclusão digital. Práticas e Desafios (pp. 45-60). WhiteBooks: Santo Tirso.

 

Valadas, S.T., Paulos, L., & Revers, S. (2018). A transição de estudantes não-tradicionais para o mercado de trabalho: género, idade, experiência e insegurança. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 275-296). Coimbra: CINEP.

 

Vieira, C. C., Alvarez, T., & Ferro, M. J. (2018). Questões de género e cidadania: reflexões breves sobre o poder emancipatório da educação. In L. Alcoforado, M. R. Barbosa, & D. A. Barreto (Eds.), Diálogos Freireanos. A educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil (pp. 701-716). Recife: Imprensa da Universidade de Coimbra e Universidade Federal de Pernambuco. ISBN: 978-85-415-0970-1

2018 – Artigos

 

Araújo, M. M. & Vieira, C. C. (2018). Educação em nível secundário de moças de Natal e de Coimbra (1941-1948), Cadernos de História da Educação, 17(2), 328-342. DOI: 10.14393/che-v17n2-2018-4.

 

Araújo, M. M. & Vieira, C. C. (2018). Educação de mulheres no Brasil e em Portugal (Séc. XIX e XX) – Apresentação do Dossier, Cadernos de História da Educação, 17(2), 282-284. DOI: 10.14393/che-v17n2-2018-1.

 

Barros, Rosanna (2018). Silêncios e Desafios da Agenda para o Desenvolvimento Pós-2015 – reflexões sobre o papel da Educação Social Crítica, Currículo Sem Fronteiras, v. 18, nº. 2, 530-549.

 

Barros, Rosanna (2018). A ‘Nova Política de Educação e Formação de Adultos’ em Portugal: Crítica à Governação Neoliberal do Sector em Contexto de Europeização. Ensaio – Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 26, nº. 100, 573-594.

 

Barros, Rosanna (2018). A Educação de Adultos em Portugal e os Traços da Política Global em Tempos de Austeridade. Holos, Ano 34, Vol. 02, 460-483.

 

Barros, Rosanna (2018). Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, – ou o dialógico como essência da mediação sociopedagógica, Educação e Pesquisa, Vol. 44, e173244, 1-19.

 

Barros, Rosanna (2018). Políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais em Portugal: emergência e transformações (1999-2016), Revista Lusófona de Educação- Número Temático: As Transformações na Educação de Adultos. Novas Perspetivas. Novas Práticas, Nº 42, 127-145. DOI: 10.24140/issn.1645-7250.rle42.09.

 

Benevides Soares, A., Romera Leme, V., Gomes, G., Peçanha Penha, A., Almeida Maia, F., Almeida Lima, C., Valadas, S., Almeida, L., & Araújo, A. (2018). Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(1), 206-223. ISSN 1809-5267.

 

Fragoso, A., & Valadas, S. T. (2018). The rise and fall of adult community education in Portugal. Social Sciences, 7(11), 239. doi:10.3390/socsci7110239.

 

Vieira, C. C. & Ferreira, V. (2018). Editorial. ex aequo, 38, 5-6.


 

2017

2017 – Livros

 

Fialho, J. Vieira, C. P., Moreira, A., & Vieira, C. C. (Coord.). (2017). Diagnóstico social: Reflexões teóricas e desafios empíricos. Género, saúde, envelhecimento e desenvolvimento social. Santo Tirso: Whitebooks. ISBN: 978-989-8765-43-7.

2017 – Capítulos de livros

 

Alcoforado, L., Vieira, C. C., & Moio, I. (2017). Revisitando as políticas de educação e formação de adultos nos últimos 20 anos em Portugal. In T. Dantas, M. H. Laffin, & S. A. Agne (Orgs.), Educação de jovens e adultos em debate. Pesquisa e formação (pp. 17-40). Curitiba: Editora CRV.

 

Amado, J. & Vieira, C. C. (2017). A validação da investigação qualitativa. In J. Amado (Coord.), Manual de Investigação Qualitativa em Educação (pp. 359-378). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. (3ª edição). DOI: https://doi.org/10.14195/978 989 26 1390-1

 

Amado, J. & Vieira, C. C. (2017). Apresentação dos dados: interpretação e teorização. In J. Amado (Coord.), Manual de Investigação Qualitativa em Educação (pp. 379-419). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. (3ª edição). DOI: https://doi.org/10.14195/978 989 26 1390-1

 

Monteiro, I., Ramos, N., & Vieira, C. C. (2017). Avós e transmissão intergeracional em famílias Hindus migrantes em Portugal. In L. C. Moreira, E. Rabinovich, & N. Ramos (Orgs.), Pais, Avós e relacionamentos intergeracionais na família contemporânea (pp. 361-380) (Vol. 5). Curitiba: Editora CRV.

 

Paulos, L., Valadas, S. T., & Fragoso, A. (2017). Empregabilidade e transição para o mercado de trabalho: Perspetivas de estudantes/diplomados não-tradicionais do Ensino Superior. In A. P. Marques, C. Sá, J. R. Casanova & L. S. Almeida (Orgs.), Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos (pp. 119-138). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-53-6

 

Valadas, S.T. (2017). Inventário de Abordagens e Competências de Estudo – ASSIST. In L.S. Almeida, M. Simões, & M. Gonçalves (Coords.) (2017), Adaptação, desenvolvimento e sucesso académico dos estudantes do ensino superior: Instrumentos de Avaliação Psicológica (pp. 45-58). Braga: ADIPSIEDUC. ISBN: 978-989-99517-1-6

2017 – Artigos

 

Alvarez, T., Vieira, C. C., & Ostrouch-Kaminska, J. (2017). Género, educação e cidadania: que “agenda” para a investigação científica e para o ensino e a formação? ex aequo, 36, 9-22. DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.01.

 

Barros, Rosanna (2017). Nos bastidores de uma investigação científica educacional – reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais, Revista Práxis Educacional – Dossier Temático: Pesquisa em Educação – abordagens metodológicas, 13 (25), 36-71.

Barros, Rosanna (2017). Desafios Epistemológicos e Metodologia de Intervenção da Pedagogia-Educação Social – Reflexões numa zona de fronteira, Revista Saber & Educar, Número Temático: Desafios contemporâneos da Educação Social na América Latina e na Europa: diálogos entre prática e teoria, 22, 44-53.

Borges, M. L.; Martins, M. H., Lucio-Villegas, E., & Gonçalves, T. (2017). Desafios institucionais à inclusão de estudantes com Necessidades. Revista Portuguesa de Educação, 30(2), 7-31. 


Fonseca, J. (2017). “Pessoa” um si mediatizado: uma reflexão educativa e multicultural na filosofia de Paul Ricoeur. Educação e Filosofia, 31, 62, 1-11.


Fonseca, J. (2017). Ética da Responsabilidade como pilar da Cidadania no Século XXI. Revista Dialectus, 4, 10, 184-199.


Gamboa, V., Valadas, S., & Paixão, O. (2017). Validation of a Portuguese version of the Situational Motivation Scale (SIMS) in academic contexts. Avances en Psicología Latinoamericana, 35(3), 547-557. Doi /10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4767

Martins, M. H., Borges, M. L., & Gonçalves, T. (2017): Attitudes towards inclusion in higher education in a Portuguese university, International Journal of Inclusive Education, pp. 1- 16.


Mesquita, E., Martins, C. Bergano, S. Sanches, & A. Freire-Ribeiro, I. (2017). Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento. EduSer – Revista de Educação, v. 9 (2), 77-91.

 

Moio, I., Alcoforado, J. L. M., Vieira, C. C. (2017). A Declaração de Bolonha e o Reforço da Abertura do Ensino Superior a Novos Públicos: perceções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra. Revista Observatório, 3 (6), 169-201.

 

Paulos, L., & Fragoso, A. (2017). Reclaiming the community potential to improve the lives of older citizens. Research on Ageing and Social Policy, 5(1), p. 57-81. DOI: 10.4471/rasp.2017.2450

 

Quintas, H., Gonçalves, J.A., Valadas, S.T. (2017). Academic Success in schools in the Algarve: When leadership is part of the solution and not of the problem. Revista Brasileira de Educação, 22(71) (DOI/10.1590/s1413-24782017227156).

Veiga-Simão, A. M., Ferreira, P. C., Caetano, A. P., Martins, M. J., & Vieira, C. C. (2017). Adolescent cybervictimization – Who they turn to and their perceived school climate. Journal of Adolescence, 58, 12-23.


 

2016

2016 – Livros

 

Fonseca, J. (2016). A cidadania como projeto educacional: uma abordagem reflexiva e reconstrutiva. Novas Edições Académicas.

2016 – Capítulos de livros

 

Alves, N., Melo, A.; Fragoso, A.; Cavaco, C.; Guimarães, P. & Canário, R. (2016). Educação de Adultos: Aprender Sempre. In Silva, M.; Cabrito, B.; Fernandes, G.; Lopes, M.; Ribeiro, M. & Carneiro, M. R. (Coords.). Pensar a Educação. Temas sectoriais (pp.151-180). Lisboa: Educa. 

 

Amado, J. & Vieira, C. C. (2016). Mediação de conflitos em contexto escolar: pressupostos e desafios. In R. Vieira, J. Marques P. Silva, A. Vieira & C. Margarido (Orgs.), Pedagogias de Mediação Intercultural e Intervenção Social (pp. 87-103). Porto: Edições Afrontamento.

 

Arco, J. (2016). Adult education for social transformation in north-eastern algarve. In Rob Evans, Ewa Kurantowicz & Emilio Lucio-Villegas (Eds), Researching and Transforming Adult Learning and Communities (pp.165-176). Rotterdam: Sense Publishers.

 

Barros, R. (2016). Refletir com (im)pertinência intervir com ousadia: por uma educação transformadora. In Noêmia de Carvalho Garrido, Odair Marques da Silva, Paulo Gomes Lima, e Francisco Evangelista (Eds.). A Educação de Jovens e Adultos para além dos Muros da Escola: perspetiva da Educação Social (pp. 253-276). Brasil: Editora Expressão & Arte. ISBN: 978-85-7935-097-9

 

Barros, R. (2016). The Portuguese case of RPL new practices and new adult educators – some tensions and ambivalences in the framework of new public policies. In Per Andersson, Andreas Fejes, Fredrik Sandberg (Eds). Recognition of Prior Learning – Research from around the globe. (pp. 26-42). London: Routledge. DOI:10.1080/02601370.2013.778071.

 

Barros, R. (2016). Transpor Fronteiras como modus operandi para uma Educação Social Transformadora. In Rosanna Barros & António Fragoso (Eds). Investigação em Educação Social – prática e reflexão (pp. 13-32). Faro: Universidade do Algarve. ISBN 978-989-8472-91-5. 

 

Bergano, S. (2016). Political and civic participation of women. In L. Formenti, & L. West (Eds). Stories that make a difference. Exploring the collective, social and political of narratives in adult education research (pp.31-37). Lecce: Pensa Multimedia. ISBN: 978-88-6760-360-2.

 

Fragoso, A. (2016). A investigação no campo dos estudantes não-tradicionais no Ensino Superior: o primeiro ano em debate. In Leandro S. Almeida & Rui Vieira de Castro (Orgs.), Ser Estudante no Ensino Superior: O caso dos estudantes do 1º ano (pp. 39-63). Braga: CIEd. 978-989-8525-45-1. 

 

Fragoso, A. (2016). Conclusão: Contributos para uma reflexão sobre a investigação em educação social. In Rosanna Barros & António Fragoso (eds.), Investigação em Educação Social: Reflexão e Ação (pp. 163-171). Faro: Universidade do Algarve. 

 

Fragoso, A., & Ollagnier, E. (2016). The involvement of women in training: A step towards an emancipatory community development process. In Rob Evans, Ewa Kurantowicz, & Emilio Lucio-Villegas (Eds.), Researching and transforming adult learning and communities (pp. 143-154). Rotterdam: Sense publishers. 

 

Laranjo, M. T., Quintas, H. (2016). Responsabilidade Social das Empresas. In Rosanna Barros e António Fragoso (org.) Investigação em Intervenção Social- prática e reflexões (pp. 149-163). Universidade do Algarve. https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/11020
Lopes, S. & Barros, R. (2016). Aprender no curso da vida: as políticas de educação de adultos e o acesso ao ensino superior em Portugal. In Luísa Pimentel, Sara Mónico Lopes & Susana Faria (Org.). Envelhecendo e Aprendendo: A Aprendizagem ao Longo da Vida nos Processos de Envelhecimento (pp. 75-102). Lisboa: Editora Coisas de Ler. ISBN 978‑989‑8659‑70‑5.

 

Lucio-Villegas, E., & Fragoso, A. (2016). A tramp shining: the popular educator at the age of lifelong learning. In Rob Evans, Ewa Kurantowicz & Emilio Lucio-Villegas (Eds.), Researching and transforming adult learning and communities (pp. 27-38). Rotterdam: Sense publishers. 

 

Martins, M.H.; Borges, M.L., & Gonçalves, T. (2016). Estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior: a resposta institucional na universidade do algarve. In Marques, J. F.; Martins, M. H.; Doutor, C. & Gonçalves (Eds), Univers(al)idade. Estudantes «não tradicionais» no ensino superior: Transições, Obstáculos e Conquistas (pp. 43-52). Faro: Universidade do Algarve.

 

Paulos, L., Valadas, S.T., & Gonçalves, F.R. (2016). Impacto e Efeitos da AEE: A perspetiva das lideranças a partir de um estudo de caso. In Carlos Barreira, Maria da Graça Bidarra e Maria da Piedade Vaz-Rebelo (Orgs.), Estudos sobre a avaliação externa de escolas (pp. 189-210). Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34910-1.

 

Quintas, H., Borges, M. L. & Vieira, L. S. (2016). Práticas de colaboração entre o Ensino Superior e o projeto TEIP: reflexões sobre um campo frutífero para a formação dos professores dos vários níveis de ensino. In Maria Assunção Flores e Fernando Ilídio Ferreira (org.) Formação e Trabalho Docente (pp. 163-175). De Facto Editores: Santo Tirso.

 

Quintas, H., Fonseca, H. M.A.C, Ferreira, J., Gonçalves, T., & Fragoso, A. (2016). Competências para trabalhar? Vozes críticas de diplomados não-tradicionais. In João Filipe Marques, Catarina Doutor, Teresa Gonçalves & Maria Helena Martins (Eds.), Univers(al)idade. Estudantes “não tradicionais” no ensino superior: caminhos, obstáculos e conquistas (pp. 76-86). Faro: Universidade do Algarve.

 

Valadas, S., Vilhena, C., Conceição, M.C., & Fragoso, A. (2016). Non-traditional students transitions to higher education. A case study in the University of Algarve. In João Filipe Marques, Catarina Doutor, Teresa Gonçalves & Maria Helena Martins (Eds.), Univers(al)idade. Estudantes “não tradicionais” no ensino superior: caminhos, obstáculos e conquistas (pp. 9-20). Faro: Universidade do Algarve. ISBN: 978-989-8472-65-6 (e-book)

 

Valadas, S.T. (2016). Como aprendem os estudantes do ensino superior: contributos da investigação nacional e internacional. In L.S. Almeida e R. Vieira de Castro (Orgs.), Ser Estudante no Ensino Superior: O caso dos estudantes do 1º ano (pp. 81-92). Braga: CIEd, IE, Universidade do Minho. 

 

Vieira, C. C. & Ferro, M. J. (2016). Conceptions of Feminism, Machismo and Sexism in final year graduation students of three different courses of Social Sciences. A Portuguese Exploratory Study. In M. Maksimović, J. Ostrouch-Kamińska, K. Popović & A. Bulajić (Eds.), Contemporary Issues and Perspetives on Gender Research and Adult Education (pp. 85-97). Belgrade: Institute for Pedagogy and Andragogy.

2016 – Artigos

 

Amaral, F., Fonseca, J., Tiago, M. & Tiago, F. (2016). Digital Natives 3.0: Social Network Initiation. World Journal of Business and Management, 2 (2), 19-33.


Barros, Rosanna & Ralha-Simões, Helena (2016). A Resiliência do Oprimido e a Emergência do Movimento da Economia Solidária – Uma questão de esperança, Conhecimento & Diversidade, 8 (16), 12-24.


Barros, Rosanna (2016). Da Conceção à Implosão da Nova Política de Educação e Formação de Adultos (EFA) em Portugal (1996-2016): e agora tudo o vento levou?, Laplage em Revista – Dossier Temático sobre Educação Permanente: Políticas e Perspetivas em Educação e Formação de Adultos, 2 (1), 63-86.


Barros, Rosanna (2016). Diversificação, Massificação e Esvaziamento da Oferta de Educação e Formação de Adultos (EFA) em Portugal: Algumas Reflexões e Inquietações, Revista Portuguesa de Pedagogia, 50 – 1, 13-36. DOI: 10.14195/1647-8614_50-1_1.


Borges, M. L. (2016). Saber experiencial e conhecimento profissional docente: implicações epistemológicas e formativas. Revista Internacional de Formação de Professores (RIPF), 1(3), 147-162. 


Carreira, S., Amado, N., Quintas, H. (2016). Los deberes desde la perspectiva de los estudantes. Revista Uno, Revista de Didactica de las Matematicas, 74, 47-54.


Fragoso, A., Quintas, H., & Gonçalves, T. (2016). Estudantes não-tradicionais no ensino superior: barreiras à aprendizagem e barreiras na inserção profissional. Laplage em Revista (Sorocaba), vol. 02, n.04, p. 97-111.


Matos, A. M., Vieira, C. C., Amado, J., Pessoa, T., & Martins, M. J. (2016). Cyberbullying in Portuguese Schools: Prevalence and characteristics. Journal of School Violence, 1-15. 


Ostrouch-Kaminska, J. & Vieira, C. C. (2016). Gender and adult education: Critical perspective. Revista Portuguesa de Pedagogia, 50(1), 37-55.


Santos, L., Bago, J., Batista, A. V., Ambrósio, S., Fonseca, H., Quintas, H. (2016). Academic success of mature students in higher education: a Portuguese case study, European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, 7, 1, 57-73. DOI 10.3384/rela.2000-7426.rela9079.


Valadas, S.T., Almeida, L.S., & Araújo, A.M. (2016). The mediating effects of approaches to learning on the academic success of first-year college students. Scandinavian Journal of Educational Research, 6(61). DOI: 10.1080/00313831.2016.1188146 


Vieira, C. C., Gonçalves, L., Jochl, A., Essche, M.V., Stavrianos, A., Brie, L. Pustovrh, M., & Summermatter, A. (2016). Adolescents’ and Parents’ Perceptions About Core Values to Individual and Family Life: A Cross-Sectional Study Involving Seven European Countries. European Journal of Educational Sciences, 3(4), 17-46.


Vieira, C. C., Matos, A., Amado, J., Freire, I. & Veiga-Simão, A. M (2016). Boys’ and girls’ cyberbullying behaviours in Portugal: exploring sex differences in adolescence using gender lenses, ex aequo, 34, 143-159. 


 

2015

2015 – Livros

 

Mouraz, A., Valadas, S.T., & Pacheco, J.A. (Orgs.) (2015). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação. Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).

Ostrouch-Kaminska, J. & Vieira C. C. (Eds.) (2015). Private World(s). Gender and Informal Learning of Adults. Rotterdam: Sense Publishers.

2015 – Capítulos de livros

 

Fonseca, J. (2015). Construção do conhecimento e valores no século XXI. In G. Castro e M. Carvalho (org.), Horizontes do Conhecimento. Estudos em Homenagem a José Luís Brandão da Luz (pp. 211-224). Ponta Delgada: Letras Lavradas.

 

Fragoso, A. (2015). Older adults as active learners in the community. In Bernhard Schmidt-Hertha, Sabina Jelenc Krašovec & Marvin Formosa (Eds.), Learning across generations in Europe: Contemporary issues in older adult education (pp. 59-69). Rotterdam: Sense publishers.

 

Galego, C., & Valadas, S.T. (2015). A liderança escolar numa escola privada: Um estudo de caso na região do Algarve. In A. Mouraz, S.T. Valadas, & J.A. Pacheco (Orgs.). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp. 269-273). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).

 

Gonçalves, F., & Valadas, S.T. (2015). Metodologias de investigação em avaliação de escolas. In A. Mouraz, S.T. Valadas, & J.A. Pacheco (Orgs.). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp. 88-89). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).

 

Ostrouch-Kamińska, J. & Vieira, C. C. (2015). Introduction. Gender and World(s) of Informal Learning. In J. Ostrouch-Kamińska & C. C. Vieira (Eds.), Private world(s). Gender and informal learning of adults (pp. 1-12). Rotterdam: Sense Publishers.

 

Ostrouch-Kamińska, J. &Vieira, C. C. (2015). Informal Learning and Gender: a Revision for Future. In J. Ostrouch-Kamińska & C. C. Vieira (Eds.), Private world(s). Gender and informal learning of adults (pp. 176-186). Rotterdam: Sense Publishers.

 

Silva, J. P. V., & Vieira, C. C. (2015). The value of informal learning for illiterate older women across the lifespan. Perceptions of elderly women from a rural region of Portugal. In J. Ostrouch-Kamińska & C. C. Vieira (Eds.), Private world(s). Gender and informal learning of adults (pp. 59-71). Rotterdam: Sense Publishers.

 

Valadas, S.T., & Gonçalves, F. (2015). Aspetos metodológicos do inquérito por entrevista. In A. Mouraz, S.T. Valadas, & J.A. Pacheco (Orgs.). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp. 91-96). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).

 

Valadas, S.T., Paulos, L., & Gonçalves, F.R. (2015). Estudo de caso na região do Algarve: perspetivas de lideranças e dos professores. In A. Mouraz, S.T. Valadas, & J.A. Pacheco (Orgs.). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp. 388-397). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).

2015 – Artigos

 

Barros, Rosanna & Lopes, Sara (2015). As políticas de ensino superior em Portugal e o caso dos estudantes não tradicionais: reflexões sobre o direito dos adultos à educação (superior), POIÉSIS – Dossier Temático: Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade?, 9, (16), 364-383.

 

Bergano, S. (2015). A promoção da igualdade de género no trabalho como tarefa educativa. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(07), 045-049.

 

Doutor, C., Quintas, H., Ribeiro, C.M. & Fragoso, A. (2015). Iniciativa Novas Oportunidades e “NOL+”: Dois Estudos de Caso no Algarve (Portugal). Revista Brasileira de Educação, v. 20, n 63, 907-923. 

 

Fonseca, J. (2015). “Educar para a cidadania ativa, o papel da integração curricular”. Saber e Educar, nº 20/2015: Perspetivas Didáticas e Metodológicas no Ensino Básico, pp. 214-223.

 

Guimarães, P., & Barros, R. (2015). A nova política pública de educação e formação de adultos em Portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada? Revista Educação & Sociedade, 131, 391-406. DOI: 10.1590/ES0101-73302015109444.

 

Paulos, L., & Valadas, S.T. (2015). Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve – a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual. Revista Portuguesa de Educação, 28(2), 155-181. ISSN 0871-9187

 

Sanches, A., Mesquita, E., Freire-Ribeiro, I., & Bergano, S. (2015). Palavras que viajam com a cidadania: promoção da educação para o desenvolvimento. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(06), 022-026.

 

São José, J. & Barros, R. & Samitca, S. & Teixeira, A, (2015). Older Person’s Experiences and Perspectives of Receiving Social care: a systematic review of the literature. Health and Social Care in the Community, February Issue. DOI: 10.1111/hsc.12186

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