• CEAD - FCHS - Campus de Gambelas | Gabinete 2.41 | 8005-139 Faro | +351 289 800 900 | cead@ualg.pt
Missão e valores

O CEAD tem como missão promover e executar atividade de investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, de forma a construir e disseminar conhecimento científico com utilidade educativa e social, bem como apoiar processos de planeamento e decisão abrangidos por tais temáticas.

 

Tendo em vista o reduzido volume de investigação em Educação de Adultos em Portugal, e a falta de sistematização de informação disponível, queremos construir um centro flexível, aberto a investigadores de todo o território nacional, interessados em cooperar em prol desta missão.

 

Os valores que orientam a nossa atividade são os seguintes:

 

Liberdade Intelectual: a investigação deve ser pautada pela liberdade de pensamento, que abre portas à colaboração, participação e criatividade, proporcionando um ambiente propício para a inovação e mudança social.

 

Responsabilidade Social: como investigadores e intérpretes da realidade social e dos problemas que atingem os adultos de todas as idades nas nossas comunidades, queremos contribuir para investigar temas significativos e, consequentemente, contribuir para a resolução de problemas societais e para fazer advocacia junto das políticas públicas.

 

Integridade académica: queremos assumir uma postura de comprometimento ético a diferentes níveis: em primeiro lugar, em relação aos procedimentos e metodologias empregues na nossa investigação; em segundo lugar, contribuindo para a iniciação científica de investigadores mais jovens, mas recusando liminarmente quaisquer atitudes de coação académica, em todas as suas formas. Este compromisso estende-se não só à relação com investigadores mais jovens, mas também às diferentes formas de comunicação com colegas das diversas áreas da comunidade científica.

 

Educar ao Longo da Vida: como investigadores em Educação de Adultos, acreditamos que a educação se faz em todos os espaços e momentos. Acreditamos ainda que a educação de adultos pode dar uma contribuição significativa para dinâmicas de mudança social e para melhorar a qualidade de vida dos adultos, entendendo-se por adulto qualquer indivíduo desde o final da adolescência até às últimas etapas da vida.

 

Comunicar: as nossas investigações devem ser partilhadas com a comunidade científica nacional e internacional, mas também com as comunidades que integramos. Nesse sentido, o nosso plano de comunicação incluirá a partilha de resultados em espaços comunitários, públicos, fora dos contextos académicos, de modo a abranger a maior audiência possível.

pt_PTPT