Acrónimo ENGENDER Designação do projetoIntegração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal Referência PTDC/SOC-ASO/7173/2020 FinanciadorFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) Data de início25/03/2021 Data de conclusão24/06/2024 Custo total elegível€ 249,911.25 Investigador Responsável (IR) Virgínia Ferreira
Co-IR Mónica Lopes Entidade Proponente Centro de Estudos Sociais (CES) EquipaCaynnã de Camargo Santos, Cristina Vieira, Monise Martinez
Resumo
O projeto ENGENDER tem como objetivo central determinar o lugar ocupado pelos Estudos sobre as Mulheres (EMGF) , de Género e Feministas nos diferentes campos disciplinares, o modo como estão a ser integrados nos curricula e práticas pedagógicas das UPP, e o impacto percebido nas experiências pessoais e profissionais de quem com eles se envolve, seja como docente, investigador/a ou estudante. O modelo teórico e analítico do estudo levará em conta as mudanças sociais e políticas que estão a alterar as condições do trabalho académico (de ensino e investigação): globalização neoliberal dos sistemas educativos; precarização e perda de status do trabalho académico; limitação do mérito à capacidade de atrair financiamentos; conceção de novas métricas para medir o desempenho individual; fomento da hiperespecialização e disciplinarização, com o consequente enfraquecimento do reconhecimento epistemológico aos estudos interdisciplinares; desenvolvimento dos estudos LGBTQI+; disponibilização de financiamento para a implementação de planos de igualdade de género nas instituições; digitalização dos estilos de ensino/aprendizagem.