2019 – Capítulos de livros
Amaral, M. A. & Vieira, C. C. (2019). Métodos mistos de pesquisa em educação: caraterísticas e possibilidades de aplicação. In A. L. Oliveira, J. A. Schutz; M. A. Amaral, & M. C. Lima (Org.), Vozes da educação: pesquisas e escritas contemporâneas (pp. 13-28). São Carlos: Pedro & João Editores. ISBN: 978-85-7993-663-0
Barros, R. (2019). Emergência e hecatombe da ‘Nova Política de Educação e Formação de Adultos’ em Portugal (1999-2012): Crítica à Governação Neoliberal do Sector em Contexto de Europeização. In Márcio Adriano de Azevedo, Lenina Lopes Soares Azevedo Silva, Eloisa Varela Cardoso de Arruda (Org). Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Diversidade: Contextos, Fundamentos e Práticas (pp. 235-277). João Pessoa-Brasil: Editora do Instituto Federal da Paraíba. ISBN 978-85-5449-024-9.
Fragoso, A. (2019). Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior: uma questão de responsabilidade social? In Andreia Micaela Nascimento & Ricardo Martins (Orgs.), 31 Desafios (pp. 119-125). Funchal: Imprensa Académica. ISBN: 978-989-54361-2-5.
Fragoso, A., González-Monteagudo, J. (2019). Validación y certificación de los aprendizajes mediante metodologías narrativas en Portugal: auge y crisis de un enfoque innovador en educación de adultos. In Francisco Thiago Silva, & Liliane Campos Machado (Orgs.), Currículo, narrativas e diversidade (pp. 113-130). Brasília: Editora Appris.
Loureiro, A.; Barros, R.; Costa, I.; Rodrigues, M. & Lampreia-Carvalho, F. (2019). Comunidades de prática e de aprendizagem em contextos socioeducativos de inclusão. In Fátima Antunes (Org.). Remar Contra as Desigualdades em Educação: Práticas, Vozes, Percursos [Projeto Eduplaces] (pp. 97-124). Vila Nova de Famalicão: Editora Húmus. ISBN 978-989-755-428-5
Martins, M. J., Simão, A. M., Caetano, A. P., Freire, I., Matos, A., Vieira, C. C., Pessoa, T., & Amado, J. (2019). Cyber-Victimization and Cyber-Aggression: Personal and Situational Factors. In Z. Yan (Ed.), Analyzing Human Behavior in Cyberspace (pp. 255-271). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-7128-5.ch014
Valadas, S. T., Fragoso, A., Paulos, L., & Almeida, L. S. (2019). Transições do Ensino Superior para o mercado de trabalho: Perspetivas teóricas. In Leandro S. Almeida (Ed.), Estudantes do Ensino Superior: Desafios e oportunidades (pp. 257-277). Braga: ADIPSIEDUC.
Vieira, C. C., Coelho, L., & Portugal, S. (2019). The learned disadvantage: women´s explanations for their greater responsibilities in doing household chores in Portuguese heterosexual couples with children. In Martina Endepohls-Ulpe, Joanna Ostrouch-Kamińska (Eds.), Gender – Diversity – Intersectionality (New) Perspectives in Adult Education (pp. 19-34). German: Waxmann. ISBN 978-3-8309-3883-5.
Lemieux, A., Burkholder, C. e Fonseca, J. (2019). Pedagogies of empathy-building: Canadian and Azorean perspectives on film-viewing in higher education. In Georgina Barton & Susanne Garvis (Eds.), Compassion and Empathy in Educational Contexts (pp. 271-288). Cham: Palgrave Macmillan.
2019 – Artigos
Bergano, S. (2019). Estudos de género e Religião: diálogos difíceis e tensões latentes. Journal of the Sociology and Theory of Religion (S.1), 8, 117-130.
Bergano, S. (2019). Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), vol.3, n.3, 37-45.
Finnegan, F., Valadas, S., O’Neill, J., Fragoso, A. & Paulos, L. (2019): The search for security in precarious times: non-traditional graduates perspectives on higher education and employment, International Journal of Lifelong Education.
Fragoso, A., Valadas, S. T., & Paulos, L (2019). Ensino superior e empregabilidade: perceções de estudantes e graduados, empregadores e académicos. Educação e Sociedade, v.40, e0186612. DOI: 10.1590/ES0101-73302019186612
Vilhena, C., Valadas, S. T., Fragoso, A. (2019). Education matters: cumulative advantages and disadvantages amongst Portuguese older men. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, vol. 10, nº 3, 275-289. DOI 10.3384/rela.2000-7426.rela20199
Schmidt-Hertha, B., Formosa, M., & Fragoso, A. (2019). Editorial: Active ageing, social inclusion and wellbeing: Benefits of learning in later life. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, Vol. 10, Nº 3, 207-213. DOI 10.3384/rela.2000-7426.relae19
Valadas, S.T., Vilhena, C., Fragoso, A. (2019) Transitions to retirement: perceptions of Portuguese older men. Studies in Adult Education and Learning, 25(2), 37-51.
Jelenc Krašovec, S., Fragoso, A., & Gregorčič, M. (2019). Editorial: Old guys say yes to community. Studies in Adult Education and Learning, 25(2), 3-18.
Barros, R. & Biasin, C. (2019). The right of adults to education: a comparative analysis from the Portuguese and Italian policy agenda, Research in Comparative and International Education, 1-25. DOI: 10.1177/1745499919881027
Antunes, F. & Barros, R. (2019). Dimensões biográficas, respostas comunitárias: tensões numa política socioeducacional em Portugal, Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 173, 244-265.
Barros, R. & Biasin, C. (2019). State responsibility for fostering participation and social justice – policies for low skilled adults in Portugal and Italy, Encyclopaideia. Journal of Phenomenology and education, special issue on: Responsibility, Participation and Social Justice in Adult Education, Vol.23, n.53, 81-92.
Antunes, F. & Barros, R. (2019). Janus in governance. Interpellations around an educational policy of community intervention in Portugal, Education Policy Analysis Archives, Número Especial: Políticas de Inclusión y Extensión de la Obligatoriedad Escolar, 27(27), 1-24.
Arco, J. & Barros, R. (2019) Os estágios curriculares supervisionados (práticas) de alunos da licenciatura em educação social – reflexões em torno das perceções de um grupo de estudantes, Laplage em Revista, (Sorocaba), vol.5, n.1, 159-179. DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201951623
Melo, F.R.L.; Martins, M. H., Borges, M. L. & Gonçalves, T. (2019). As vozes dos estudantes universitários com deficiência nas instituições públicas de ensino superior no Brasil e em Portugal (2008 – 2015). Universia – Revista Iberoamericana de Educación, 28, 42-63.
Vieira, C. C. (2019). Investigação, conhecimento científico e responsabilidade social: reflexões a partir das Ciências Sociais e Humanas. Exedra – Revista Científica da ESEC. Número temático EIPE 2019, 28-37.
2018 – Livros
Barros, Rosanna & Fragoso, António (Eds.). (2018). Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Faro: Universidade do Algarve. E-BOOK.
Fragoso, A., & Valadas, S. T. (Eds.) (2018). Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior. Coimbra: CINEP. ISBN: 978-989-54277-4-1.
Sousa, I. M. S., Almeida, H. N., & Vieira, C. C. (2018). Risco Social. Do conceito à medida. Mauritius: Novas Edições Académicas. ISBN: 978-620-2-18814-2
2018 – Capítulos de livros
Barros, R. & Ferreira, J. (2018). A Criação e Evolução do Reconhecimento de Adquiridos Experienciais em Portugal. In Carmen Cavaco (Org.). Reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais em Portugal, França, Bélgica e Itália / Reconnaissance, validation et certification des acquis de l´expérience au Portugal, France, Belgique et Italie (pp.43-74). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (E-BOOK). ISBN 978-989-8753-43-4.
Barros, R. & Guimarães, P. (2018). International organisations and the agenda for development: the role of lifelong learning. In Martin Kopecký (Ed.). Lifelong Learning and Transnationalized Public Policies: Human Development in (Post )Crisis Times/ Celoživotní učení a transnacionalizované veřejné politiky. Lidský rozvoj v (post)krizové konfliktní éře. (pp. 18-40): Czech Republic: Univerzita Karlova (Charles University), Filozofická fakulta. ISBN: 978-807308-875-0.
Barros, R. (2018). Considerações finais. In Anica, A. (Cood). Envelhecer no Algarve. (pp. 180-181). Faro: Universidade do Algarve (E-Book). ISBN 978-989-8859-34-1.
Barros, R. (2018). Estratégias Intergeracionais de Animação Socioeducativa como contributo para um Envelhecimento Ativo. In Marcelino Lopes (Org.), A Animação Sociocultural e a Educação Intergeracional – no contexto do envelhecimento no meio rural e urbano: atividades, técnicas, métodos e estratégias para uma vida ativa (pp. 185-194). Chaves: Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural. ISBN 978-989-99835-2-6.
Bergano, S. (2018). Educação de adultos seniores e construção de (novas) narrativas sobre o envelhecimento. In A. Magalhães, J. Pereira, & M. Lopes (Coord.). A Animação Sociocultural e a Educação Intergeracional. (pp. 93-100). Chaves: Intervenção. ISBN: 978-989-99835.
Delgado, C. & Barros, R. (2018). O Papel dos Projetos de Animação Sociocultural com Idosos Institucionalizados. In Anica, A. (Cood). Envelhecer no Algarve. (pp. 153-166). Faro: Universidade do Algarve (E-BOOK). ISBN 978-989-8859-34-1.
Fonseca, J. (2018). Educação, Cidadania Ativa e Valores. In Cristina Pereira Vieira e J. António Moreira (Orgs.). Educação, Cidadania e Inclusão Digital: práticas e desafios. Santo Tirso: Whitebooks.
Fragoso, A., & Paulos, L. (2018). Competências e práticas de recrutamento no mercado de trabalho: perspetivas de estudantes e graduados não-tradicionais, e empregadores. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 297-315). Coimbra. CINEP.
Fragoso, A., & Paulos, L. (2018). Fundamentos da educação de adultos no Ensino Superior: O caso dos estudantes maduros. In Cristina Pereira Vieira & J. António Moreira (Orgs), Educação, Cidadania e Inclusão digital. Práticas e Desafios (pp. 29-43). Santo Tirso: WhiteBooks.
Fragoso, A., & Valadas, S. T. (2018). Dos “Novos Públicos” do Ensino Superior aos estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior: contribuições para a construção de um breve mapa do campo. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 19-38). Coimbra. CINEP.
Horta, M. H. & Borges, M. L. (2018). Formação de docentes para a pequena infância: a realidade da Universidade do Algarve. In C. I. Anjos, S. E. Santos, A. P. Cordeiro & F. I. Ferreira (Orgs.). Pedagogias e Culturas Infantis: conversas luso-brasileiras. Alagoas: Editora da Universidade Federal de Alagoas.
Martins, M.H.; Borges, M.L. & Gonçalves, T. (2018). Desafios da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: Para onde vamos? In Fragoso, A. & Valadas, S. (2018). Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior (pp. 145-154). Coimbra. CINEP/IPC. Coleção estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas práticas no Ensino Superior.
Paulos, L., Valadas, S.T., & Almeida, L.S. (2018). Transição de diplomados para o mercado de trabalho: desafios e oportunidades na educação e no acesso ao emprego. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 209-229). Coimbra: CINEP/IPC.
Quintas, H., Fonseca, H., & Gonçalves, T. (2018). As relações sociais e o reconhecimento entre os estudantes maiores de 23 anos. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior (pp. 125-44). Coimbra. CINEP.
Ralha-Simões, Rute & Barros, Rosanna (2018). Animação Socioeducativa e Envelhecimento Ativo – Reflexões em torno da promoção da saúde e prevenção da doença. In Anica, A. (Cood). Envelhecer no Algarve. (pp. 29-36). Faro: Universidade do Algarve (E-BOOK). ISBN 978-989-8859-34-1.
Santos, L., & Quintas, H. (2018). Como potenciar a participação dos estudantes M23 no Ensino Superior? In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 103-124). Coimbra. CINEP.
Valadas, S. T., & Fragoso, A. (2018). Conclusões: uma contribuição analítica para a investigação com estudantes não-tradicionais. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 317-330). Coimbra. CINEP.
Valadas, S.T., & Paulos, L. (2018). Transições para o mercado de trabalho de estudantes não-tradicionais: perspetivas dos estudantes/ graduados maduros e empregadores. In Moreira, J. A., & Vieira, C, Educação, Cidadania e Inclusão digital. Práticas e Desafios (pp. 45-60). WhiteBooks: Santo Tirso.
Valadas, S.T., Paulos, L., & Revers, S. (2018). A transição de estudantes não-tradicionais para o mercado de trabalho: género, idade, experiência e insegurança. In António Fragoso & Sandra T. Valadas (Eds.), Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior (pp. 275-296). Coimbra: CINEP.
Vieira, C. C., Alvarez, T., & Ferro, M. J. (2018). Questões de género e cidadania: reflexões breves sobre o poder emancipatório da educação. In L. Alcoforado, M. R. Barbosa, & D. A. Barreto (Eds.), Diálogos Freireanos. A educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil (pp. 701-716). Recife: Imprensa da Universidade de Coimbra e Universidade Federal de Pernambuco. ISBN: 978-85-415-0970-1
2018 – Artigos
Araújo, M. M. & Vieira, C. C. (2018). Educação em nível secundário de moças de Natal e de Coimbra (1941-1948), Cadernos de História da Educação, 17(2), 328-342. DOI: 10.14393/che-v17n2-2018-4.
Araújo, M. M. & Vieira, C. C. (2018). Educação de mulheres no Brasil e em Portugal (Séc. XIX e XX) – Apresentação do Dossier, Cadernos de História da Educação, 17(2), 282-284. DOI: 10.14393/che-v17n2-2018-1.
Barros, Rosanna (2018). Silêncios e Desafios da Agenda para o Desenvolvimento Pós-2015 – reflexões sobre o papel da Educação Social Crítica, Currículo Sem Fronteiras, v. 18, nº. 2, 530-549.
Barros, Rosanna (2018). A ‘Nova Política de Educação e Formação de Adultos’ em Portugal: Crítica à Governação Neoliberal do Sector em Contexto de Europeização. Ensaio – Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 26, nº. 100, 573-594.
Barros, Rosanna (2018). A Educação de Adultos em Portugal e os Traços da Política Global em Tempos de Austeridade. Holos, Ano 34, Vol. 02, 460-483.
Barros, Rosanna (2018). Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, – ou o dialógico como essência da mediação sociopedagógica, Educação e Pesquisa, Vol. 44, e173244, 1-19.
Barros, Rosanna (2018). Políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais em Portugal: emergência e transformações (1999-2016), Revista Lusófona de Educação- Número Temático: As Transformações na Educação de Adultos. Novas Perspetivas. Novas Práticas, Nº 42, 127-145. DOI: 10.24140/issn.1645-7250.rle42.09.
Benevides Soares, A., Romera Leme, V., Gomes, G., Peçanha Penha, A., Almeida Maia, F., Almeida Lima, C., Valadas, S., Almeida, L., & Araújo, A. (2018). Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(1), 206-223. ISSN 1809-5267.
Fragoso, A., & Valadas, S. T. (2018). The rise and fall of adult community education in Portugal. Social Sciences, 7(11), 239. doi:10.3390/socsci7110239.
Vieira, C. C. & Ferreira, V. (2018). Editorial. ex aequo, 38, 5-6.
2017 – Livros
Fialho, J. Vieira, C. P., Moreira, A., & Vieira, C. C. (Coord.). (2017). Diagnóstico social: Reflexões teóricas e desafios empíricos. Género, saúde, envelhecimento e desenvolvimento social. Santo Tirso: Whitebooks. ISBN: 978-989-8765-43-7.
2017 – Capítulos de livros
Alcoforado, L., Vieira, C. C., & Moio, I. (2017). Revisitando as políticas de educação e formação de adultos nos últimos 20 anos em Portugal. In T. Dantas, M. H. Laffin, & S. A. Agne (Orgs.), Educação de jovens e adultos em debate. Pesquisa e formação (pp. 17-40). Curitiba: Editora CRV.
Amado, J. & Vieira, C. C. (2017). A validação da investigação qualitativa. In J. Amado (Coord.), Manual de Investigação Qualitativa em Educação (pp. 359-378). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. (3ª edição). DOI: https://doi.org/10.14195/978 989 26 1390-1
Amado, J. & Vieira, C. C. (2017). Apresentação dos dados: interpretação e teorização. In J. Amado (Coord.), Manual de Investigação Qualitativa em Educação (pp. 379-419). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. (3ª edição). DOI: https://doi.org/10.14195/978 989 26 1390-1
Monteiro, I., Ramos, N., & Vieira, C. C. (2017). Avós e transmissão intergeracional em famílias Hindus migrantes em Portugal. In L. C. Moreira, E. Rabinovich, & N. Ramos (Orgs.), Pais, Avós e relacionamentos intergeracionais na família contemporânea (pp. 361-380) (Vol. 5). Curitiba: Editora CRV.
Paulos, L., Valadas, S. T., & Fragoso, A. (2017). Empregabilidade e transição para o mercado de trabalho: Perspetivas de estudantes/diplomados não-tradicionais do Ensino Superior. In A. P. Marques, C. Sá, J. R. Casanova & L. S. Almeida (Orgs.), Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos (pp. 119-138). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-53-6
Valadas, S.T. (2017). Inventário de Abordagens e Competências de Estudo – ASSIST. In L.S. Almeida, M. Simões, & M. Gonçalves (Coords.) (2017), Adaptação, desenvolvimento e sucesso académico dos estudantes do ensino superior: Instrumentos de Avaliação Psicológica (pp. 45-58). Braga: ADIPSIEDUC. ISBN: 978-989-99517-1-6
2017 – Artigos
Alvarez, T., Vieira, C. C., & Ostrouch-Kaminska, J. (2017). Género, educação e cidadania: que “agenda” para a investigação científica e para o ensino e a formação? ex aequo, 36, 9-22. DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.01.
Barros, Rosanna (2017). Nos bastidores de uma investigação científica educacional – reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais, Revista Práxis Educacional – Dossier Temático: Pesquisa em Educação – abordagens metodológicas, 13 (25), 36-71.
Barros, Rosanna (2017). Desafios Epistemológicos e Metodologia de Intervenção da Pedagogia-Educação Social – Reflexões numa zona de fronteira, Revista Saber & Educar, Número Temático: Desafios contemporâneos da Educação Social na América Latina e na Europa: diálogos entre prática e teoria, 22, 44-53.
Borges, M. L.; Martins, M. H., Lucio-Villegas, E., & Gonçalves, T. (2017). Desafios institucionais à inclusão de estudantes com Necessidades. Revista Portuguesa de Educação, 30(2), 7-31.
Fonseca, J. (2017). “Pessoa” um si mediatizado: uma reflexão educativa e multicultural na filosofia de Paul Ricoeur. Educação e Filosofia, 31, 62, 1-11.
Fonseca, J. (2017). Ética da Responsabilidade como pilar da Cidadania no Século XXI. Revista Dialectus, 4, 10, 184-199.
Gamboa, V., Valadas, S., & Paixão, O. (2017). Validation of a Portuguese version of the Situational Motivation Scale (SIMS) in academic contexts. Avances en Psicología Latinoamericana, 35(3), 547-557. Doi /10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4767
Martins, M. H., Borges, M. L., & Gonçalves, T. (2017): Attitudes towards inclusion in higher education in a Portuguese university, International Journal of Inclusive Education, pp. 1- 16.
Mesquita, E., Martins, C. Bergano, S. Sanches, & A. Freire-Ribeiro, I. (2017). Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento. EduSer – Revista de Educação, v. 9 (2), 77-91.
Moio, I., Alcoforado, J. L. M., Vieira, C. C. (2017). A Declaração de Bolonha e o Reforço da Abertura do Ensino Superior a Novos Públicos: perceções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra. Revista Observatório, 3 (6), 169-201.
Paulos, L., & Fragoso, A. (2017). Reclaiming the community potential to improve the lives of older citizens. Research on Ageing and Social Policy, 5(1), p. 57-81. DOI: 10.4471/rasp.2017.2450
Quintas, H., Gonçalves, J.A., Valadas, S.T. (2017). Academic Success in schools in the Algarve: When leadership is part of the solution and not of the problem. Revista Brasileira de Educação, 22(71) (DOI/10.1590/s1413-24782017227156).
Veiga-Simão, A. M., Ferreira, P. C., Caetano, A. P., Martins, M. J., & Vieira, C. C. (2017). Adolescent cybervictimization – Who they turn to and their perceived school climate. Journal of Adolescence, 58, 12-23.
2016 – Livros
Fonseca, J. (2016). A cidadania como projeto educacional: uma abordagem reflexiva e reconstrutiva. Novas Edições Académicas.
2016 – Capítulos de livros
Alves, N., Melo, A.; Fragoso, A.; Cavaco, C.; Guimarães, P. & Canário, R. (2016). Educação de Adultos: Aprender Sempre. In Silva, M.; Cabrito, B.; Fernandes, G.; Lopes, M.; Ribeiro, M. & Carneiro, M. R. (Coords.). Pensar a Educação. Temas sectoriais (pp.151-180). Lisboa: Educa.
Amado, J. & Vieira, C. C. (2016). Mediação de conflitos em contexto escolar: pressupostos e desafios. In R. Vieira, J. Marques P. Silva, A. Vieira & C. Margarido (Orgs.), Pedagogias de Mediação Intercultural e Intervenção Social (pp. 87-103). Porto: Edições Afrontamento.
Arco, J. (2016). Adult education for social transformation in north-eastern algarve. In Rob Evans, Ewa Kurantowicz & Emilio Lucio-Villegas (Eds), Researching and Transforming Adult Learning and Communities (pp.165-176). Rotterdam: Sense Publishers.
Barros, R. (2016). Refletir com (im)pertinência intervir com ousadia: por uma educação transformadora. In Noêmia de Carvalho Garrido, Odair Marques da Silva, Paulo Gomes Lima, e Francisco Evangelista (Eds.). A Educação de Jovens e Adultos para além dos Muros da Escola: perspetiva da Educação Social (pp. 253-276). Brasil: Editora Expressão & Arte. ISBN: 978-85-7935-097-9
Barros, R. (2016). The Portuguese case of RPL new practices and new adult educators – some tensions and ambivalences in the framework of new public policies. In Per Andersson, Andreas Fejes, Fredrik Sandberg (Eds). Recognition of Prior Learning – Research from around the globe. (pp. 26-42). London: Routledge. DOI:10.1080/02601370.2013.778071.
Barros, R. (2016). Transpor Fronteiras como modus operandi para uma Educação Social Transformadora. In Rosanna Barros & António Fragoso (Eds). Investigação em Educação Social – prática e reflexão (pp. 13-32). Faro: Universidade do Algarve. ISBN 978-989-8472-91-5.
Bergano, S. (2016). Political and civic participation of women. In L. Formenti, & L. West (Eds). Stories that make a difference. Exploring the collective, social and political of narratives in adult education research (pp.31-37). Lecce: Pensa Multimedia. ISBN: 978-88-6760-360-2.
Fragoso, A. (2016). A investigação no campo dos estudantes não-tradicionais no Ensino Superior: o primeiro ano em debate. In Leandro S. Almeida & Rui Vieira de Castro (Orgs.), Ser Estudante no Ensino Superior: O caso dos estudantes do 1º ano (pp. 39-63). Braga: CIEd. 978-989-8525-45-1.
Fragoso, A. (2016). Conclusão: Contributos para uma reflexão sobre a investigação em educação social. In Rosanna Barros & António Fragoso (eds.), Investigação em Educação Social: Reflexão e Ação (pp. 163-171). Faro: Universidade do Algarve.
Fragoso, A., & Ollagnier, E. (2016). The involvement of women in training: A step towards an emancipatory community development process. In Rob Evans, Ewa Kurantowicz, & Emilio Lucio-Villegas (Eds.), Researching and transforming adult learning and communities (pp. 143-154). Rotterdam: Sense publishers.
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Lopes, S. & Barros, R. (2016). Aprender no curso da vida: as políticas de educação de adultos e o acesso ao ensino superior em Portugal. In Luísa Pimentel, Sara Mónico Lopes & Susana Faria (Org.). Envelhecendo e Aprendendo: A Aprendizagem ao Longo da Vida nos Processos de Envelhecimento (pp. 75-102). Lisboa: Editora Coisas de Ler. ISBN 978‑989‑8659‑70‑5.
Lucio-Villegas, E., & Fragoso, A. (2016). A tramp shining: the popular educator at the age of lifelong learning. In Rob Evans, Ewa Kurantowicz & Emilio Lucio-Villegas (Eds.), Researching and transforming adult learning and communities (pp. 27-38). Rotterdam: Sense publishers.
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2016 – Artigos
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Barros, Rosanna (2016). Da Conceção à Implosão da Nova Política de Educação e Formação de Adultos (EFA) em Portugal (1996-2016): e agora tudo o vento levou?, Laplage em Revista – Dossier Temático sobre Educação Permanente: Políticas e Perspetivas em Educação e Formação de Adultos, 2 (1), 63-86.
Barros, Rosanna (2016). Diversificação, Massificação e Esvaziamento da Oferta de Educação e Formação de Adultos (EFA) em Portugal: Algumas Reflexões e Inquietações, Revista Portuguesa de Pedagogia, 50 – 1, 13-36. DOI: 10.14195/1647-8614_50-1_1.
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2015 – Livros
Mouraz, A., Valadas, S.T., & Pacheco, J.A. (Orgs.) (2015). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação. Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).
Ostrouch-Kaminska, J. & Vieira C. C. (Eds.) (2015). Private World(s). Gender and Informal Learning of Adults. Rotterdam: Sense Publishers.
2015 – Capítulos de livros
Fonseca, J. (2015). Construção do conhecimento e valores no século XXI. In G. Castro e M. Carvalho (org.), Horizontes do Conhecimento. Estudos em Homenagem a José Luís Brandão da Luz (pp. 211-224). Ponta Delgada: Letras Lavradas.
Fragoso, A. (2015). Older adults as active learners in the community. In Bernhard Schmidt-Hertha, Sabina Jelenc Krašovec & Marvin Formosa (Eds.), Learning across generations in Europe: Contemporary issues in older adult education (pp. 59-69). Rotterdam: Sense publishers.
Galego, C., & Valadas, S.T. (2015). A liderança escolar numa escola privada: Um estudo de caso na região do Algarve. In A. Mouraz, S.T. Valadas, & J.A. Pacheco (Orgs.). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp. 269-273). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).
Gonçalves, F., & Valadas, S.T. (2015). Metodologias de investigação em avaliação de escolas. In A. Mouraz, S.T. Valadas, & J.A. Pacheco (Orgs.). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp. 88-89). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).
Ostrouch-Kamińska, J. & Vieira, C. C. (2015). Introduction. Gender and World(s) of Informal Learning. In J. Ostrouch-Kamińska & C. C. Vieira (Eds.), Private world(s). Gender and informal learning of adults (pp. 1-12). Rotterdam: Sense Publishers.
Ostrouch-Kamińska, J. &Vieira, C. C. (2015). Informal Learning and Gender: a Revision for Future. In J. Ostrouch-Kamińska & C. C. Vieira (Eds.), Private world(s). Gender and informal learning of adults (pp. 176-186). Rotterdam: Sense Publishers.
Silva, J. P. V., & Vieira, C. C. (2015). The value of informal learning for illiterate older women across the lifespan. Perceptions of elderly women from a rural region of Portugal. In J. Ostrouch-Kamińska & C. C. Vieira (Eds.), Private world(s). Gender and informal learning of adults (pp. 59-71). Rotterdam: Sense Publishers.
Valadas, S.T., & Gonçalves, F. (2015). Aspetos metodológicos do inquérito por entrevista. In A. Mouraz, S.T. Valadas, & J.A. Pacheco (Orgs.). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp. 91-96). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).
Valadas, S.T., Paulos, L., & Gonçalves, F.R. (2015). Estudo de caso na região do Algarve: perspetivas de lideranças e dos professores. In A. Mouraz, S.T. Valadas, & J.A. Pacheco (Orgs.). Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp. 388-397). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN: 978-989-8471-18-5 (E-book).
2015 – Artigos
Barros, Rosanna & Lopes, Sara (2015). As políticas de ensino superior em Portugal e o caso dos estudantes não tradicionais: reflexões sobre o direito dos adultos à educação (superior), POIÉSIS – Dossier Temático: Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade?, 9, (16), 364-383.
Bergano, S. (2015). A promoção da igualdade de género no trabalho como tarefa educativa. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(07), 045-049.
Doutor, C., Quintas, H., Ribeiro, C.M. & Fragoso, A. (2015). Iniciativa Novas Oportunidades e “NOL+”: Dois Estudos de Caso no Algarve (Portugal). Revista Brasileira de Educação, v. 20, n 63, 907-923.
Fonseca, J. (2015). “Educar para a cidadania ativa, o papel da integração curricular”. Saber e Educar, nº 20/2015: Perspetivas Didáticas e Metodológicas no Ensino Básico, pp. 214-223.
Guimarães, P., & Barros, R. (2015). A nova política pública de educação e formação de adultos em Portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada? Revista Educação & Sociedade, 131, 391-406. DOI: 10.1590/ES0101-73302015109444.
Paulos, L., & Valadas, S.T. (2015). Avaliação da implementação da educação sexual em contexto escolar, na região do Algarve – a perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual. Revista Portuguesa de Educação, 28(2), 155-181. ISSN 0871-9187
Sanches, A., Mesquita, E., Freire-Ribeiro, I., & Bergano, S. (2015). Palavras que viajam com a cidadania: promoção da educação para o desenvolvimento. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(06), 022-026.
São José, J. & Barros, R. & Samitca, S. & Teixeira, A, (2015). Older Person’s Experiences and Perspectives of Receiving Social care: a systematic review of the literature. Health and Social Care in the Community, February Issue. DOI: 10.1111/hsc.12186