Projeto Conceções de deficiência em estudantes universitários
Designação do projeto Conceções de deficiência em estudantes universitários: estudos em diversos contextos internacionais distintos Referência PRO 2017/12721-5 Financiador Agência FAPESP/Brasil Data de início 01-02-2018 Data de conclusão 31-07-2020 Custo total elegível Investigador Responsável (IR) Lúcia Pereira Leite Entidade Proponente Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil Entidades Parceiras Universidade do Algarve, Universidad de Sevilla, Centro de Educação e Ciências Humanas/ CECH/ UFSCAR, Faculdade de Educação Universidade Federal do Pará – UFPa, Faculdade de Ciências de Bauru/ FC/ UNESP, Universitat de Barcelona/UB, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/FFC/UNESP,
Resumo
A universidade pública enquanto instituição social deve propagar ações inclusivas, dentre elas as destinadas às pessoas com deficiência. Entretanto, as sociedades atuais têm privilegiado modelos que valorizam a produtividade e a perfeição em detrimento do respeito à diferença. Nesse sentido, esta pesquisa em rede objetiva: (a) retratar como a deficiência é descrita e compreendida em quatro contextos educacionais distintos; (b) identificar como estudantes universitários do Brasil, de Portugal, de Cuba e de Espanha se posicionam diante de enunciados que retratam conceções diferenciadas de deficiência, a partir da aplicação da Escala Conceções de Deficiência (ECD); (c) comparar os resultados obtidos entre os estudantes das diferentes universidades participantes.